Oficina Prática de Preparação para o Parto – Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – Mater

12 votos

dsc02082.jpg

O Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto realiza continuamente cursos e oficinas para gestantes e seus acompanhantes, sobre temas como cuidados com o bebê, trabalho de parto e parto, amamentação e  aspectos emocionais da gravidez, parto e pós parto.

Nesta Semana Nacional de Humanização, realizou-se a "Oficina de preparação para o parto". Com abordagem multidisciplinar (Psicóloga e Enfermeira), essa oficina visa sensibilizar as gestantes e seus acompanhantes para as vivências do trabalho de parto e parto, seus aspectos emocionais e componentes fisiológicos, buscando atenuar as ansiedades e medos naturais desta fase e melhor prepará-las para um momento tão intenso e especial como o nascimento e a maternidade/paternidade.

Durante o encontro, as coordenadoras estabelecem um diálogo com as participantes, valorizando suas vivências e experiências anteriores com o nascimento, seus medos e angústias. Elas são adicionalmente orientadas a respeito dos métodos farmacológicos e não farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto e sobre a importância do acompanhante.
 

Acreditamos que esses grupos favorecem o empoderamento da mulher sobre o processo de parturição e consistuem-se em momentos de fortalecimento de sua autonomia.