Maré recebe centro de atenção para dependentes de álcool e outras drogas

11 votos

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro inaugura nesta sexta-feira, 11 de abril, às 8h, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas Miriam Makeba. Localizado na Rua João Torquato, 248, no bairro de Bonsucesso, o CAPSad é voltado ao tratamento de pacientes com transtornos em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas, e atenderá moradores da região, incluindo as comunidades do Complexo da Maré.

A unidade foi batizada em homenagem à cantora africana que é uma das mais conhecidas representante
da luta pela igualdade social no mundo. Nela, o atendimento é individual ou em grupo, através de oficinas terapêuticas, visitas domiciliares e atendimento familiar, bem como atividades comunitárias, buscando a integração do paciente em sua comunidade. O CAPSad Miriam Makeba será referência para bairros da Área Programática 3.1, que inclui Penha, Ramos, Bonsucesso e adjacências.

Com funcionamento 24 horas/dia, o novo CAPSad tem a capacidade de atender cerca de dois mil pacientes por mês. São nove leitos de acolhimento em momentos de crise, quatro consultórios, quatro salas para consultas em grupo, farmácia, espaço de convivência e três quartos para hospedagem temporária. O prazo máximo de permanência no local, tanto para tratamento, quanto para hospedagem, é de 15 dias. Os pacientes serão recebidos por demanda espontânea ou encaminhados pelas clínicas da família da região. A equipe é formada por 40 profissionais, dentre médicos psiquiatras e clínicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionista, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, além do corpo administrativo.

A rede municipal de saúde do Rio conta com 25 Centros de Atenção Psicossocial. São 13 voltados para atendimento geral (sendo três deles abertos 24h), cinco para assistência a dependentes químicos (dois com
funcionamento 24h) e sete voltados ao atendimento de crianças e adolescentes.

Há ainda outros três CAPS nas redes estadual e federal, totalizando 28 unidades na cidade. Na rede hospitalar, o município conta atualmente com 59 leitos para usuários de drogas que necessitem de internação clínica.capsad.jpg