Encerramento do FÓRUM MINEIRO DE HUMANIZAÇÃO: MOBILIZAÇÃO SOCIAL E PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS

11 votos

2014-04-11_12.16.54_0.jpg

Encerramos hoje, 11/04, as atividades do FÓRUM MINEIRO DE HUMANIZAÇÃO com uma bela RODA de debates entre os movimentos sociais e os trabalhadores / trabalhadoras e gestores do SUS presentes.

Fomos presenteados com as falas e reflexões dos bravos militantes do movimento social:

– Mametu Oiássimbelecy ( Mãe Rita Maciel) – (foto abaixo)Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO)

– Makota Kizandembu ( foto acima e abaixo) – Movimento Nacional Nação Bantu-Conselheira do CES-MG

– Marta Elizabeth de Sousa – Fórum Mineiro de Saúde Mental

– Felipe Fernandes de Oliveira (foto acima) e Luiz Seixas – Movimento Popular da Saúde / MG 

– Ravi Herzog – Movimento Estudantil / Mudança

2014-04-11_12.17.41.jpg

Momento de muita emoção nesse encontro com militantes do movimento social, quando tivemos oportunidade de aprofundar as reflexões e conversas sobre as relações do SUS / PNH com o movimento popular / social. “Fechamos com chave de ouro!” – manifestaram muitos dos participantes. Tudo que discutimos ontem e no primeiro dia – com a presença do atual Coordenador Nacional da PNH, Fábio Alves; do Coordenador Regional Sudeste, Pedro Ivo; do coordenador da Frente de Formação e Pesquisa da PNH, Ricardo Pena e demais convidados, como Gregório Baremblitt; Eduardo Passos; Jandira Maciel; Roseli da Costa, Vera Burnier; Vera Figueiredo, dentre tantos companheir@s do SUS-MG e das consultoras PNH / MS, Terezinha Moreira e Ana Rita Trajano – vimos se concretizar no Encontro de hoje, 11/04, no encerramento de nosso Fórum de Humanização. A MOBILIZAÇÃO SOCIAL e o SUS: lembramos que durante esses dias uma fala forte circulou por entre os debates: “reinventar o SUS é fortalecer essa articulação com o Movimento Social”…

Abaixo fotos de momentos de debates:

1. Tema ” Fomento das Grupalidades, Coletivos e Redes” – Gregório Baremblitt

2. Tema “Fomento das Grupalidades, Coletivos e Redes” – Eduardo Passos

3. Tema “Ambiência e Saúde do Trabalhador – Vera Burnier, Fábio Alves, Vera Figueiredo, Jandira Maciel ( da esquerda para direita)

4. Tema ” A PNH e a Metodologia da Formação / Intervenção – Ricardo Pena

5. Tema “PNH e as Redes de Atenção à Saúde” – Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães ( foto: Fábio Alves e o Secretário Helvécio, ambos de BH, marcaram presença importante em nosso Fórum!) 

6. Tod@s que “estavam Fórum!” Apesar do formato / arquitetura do auditório não permitir a montagem da grande roda, várias vezes lembramos que estávamos em Roda, mesmo estando num auditório que não permitia mobilidade das cadeiras e pessoas para montarmos a roda, no seu sentido ético-estético-político… e a palavra circulou, e a conversa aconteceu entre tod@s que ali estavam – participantes e convidados para abrirem as discussões a partir de cada temática…

2014-04-10_11.25.10_0.jpg

2014-04-10_11.25.18.jpg

 

2014-04-10_15.55.23_0.jpg

2014-04-10_16.41.49.jpg

2014-04-10_14.23.38.jpg

2014-04-10_11.24.53.jpg

E registramos alguns trechos de falas que se expressaram no decorrer das conversas nesse encerramento ( esperamos que este encerramento seja apenas provisório, que “nosso” Fórum seja “permanente”!) do Fórum Mineiro de Humanização: 

movimento social no controle social das políticas, muita luta, muita conquista, muita participação social …

–  SUS tem uma história muito bonita, de muita luta, muita participação social!

– Por que discutir Saúde da População Negra?

– Não dá pra discutir saúde sem discutir território… Kdê a terra? o campo? o mato?

– Para nós não existe início-meio-fim, mas continuidade… é uma RODA QUE GIRA CONSTANTEMENTE…

–  combate às drogas é uma questão de saúde… hoje tem uma criminalização das drogas …

– Maioria da população brasileira é negra!

– Quilombolas … Direitos dos Povos tradicionais

Paramos por aqui nosso relato de hoje ( 11/04) e muito a dizer e relatar sobre todos os debates e encontros que se realizaram nesse Fórum Mineiro de Humanização: O SUS e a Mobilização Social, atividade que realizamos como parte da Semana Nacional de Humanização em comemoração dos 10 / 12 Anos da PNH! Parabéns PNH-MG!

2014-04-11_12.19.40_0.jpg

Agradecemos aos que vieram de longe e a tod@s que aqui estiveram nessa grande Roda da Humanização SUS em Minas Gerais! Em especial, nosso atual coordenador Fábio Alves, que “estreou” sua gestão em BH, que é sua terra natal, seu apelido é “Fábio BH”! ( foto abaixo: Tema “Gestão Participativa” – Fábio fala após exposição de Roseli Costa, Secretária Municipal de Saúde / Sabará) sobre sua experiência como gestora e trabalhadora do SUS-MG e construção de gestões compartilhadas)

2014-04-10_12.52.27.jpg

Abraços alegres!

Ana Rita Trajano

Consultora PNH / MS – Coletivo Sudeste

Comissão Organizadora do FMH