Semana Nacional de Humanização no IFF

13 votos

No IFF, a Semana Nacional de Humanização ganhou destaque em diversos espaços. Já na entrada do Instituto, funcionários, gestores, pacientes e acompanhantes foram surpreendidos por uma estrutura composta por fotos e depoimentos dos personagens da vida real do IFF, formando uma grande rede. Ao final, os participantes tinham a oportunidade de ampliar essa rede, deixando seu próprio depoimento.

350.jpg

352.jpg

Em um dos depoimentos, a mãe do paciente Daniel Amado, acompanhado há 15 anos no IFF, agradece ao Instituto, em especial aos “anjos da guarda” da Cirurgia Pediátrica  por toda a atenção e carinho ao longo deste período.
No pátio do IFF também foi montado um Mural de Recados para mensagens que, aos poucos, foi ganhando também desenhos das crianças nos quais elas agradeciam por cuidarem delas e mostravam várias casas (delas e também a visão do hospital como casa).

229.jpg

dsc04789.jpg

As poesias do livro, que retratam de forma emocionante a rotina de funcionários do Instituto no contato diário com os pacientes, ficaram expostas num Varal de Poesias. 

227.jpg

No Centro de Estudos do Instituto, na quarta-feira (09/04), pela manhã, foi aberto um espaço de conversa com os usuários em que foi possível o encontro de uma usuária da Área da Mulher com as gestoras dessa área, numa troca rica e afetiva que apontou pontos importantes da relação equipe-paciente. Essa roda possibilitou a avaliação da equipe das estratégias utilizadas para divulgação e a indicação de um trabalho nas salas de esperas junto aos gestores das áreas.

Nesse mesmo dia, na parte da tarde, houve uma oficina de origami juntando usuários e trabalhadores.

341.jpg
 
Finalizando as atividades da Semana, os gestores das áreas de Atenção a Mulher, a Gestante e representantes dos colegiados locais das áreas de Atenção ao Recém-nascido e de Atenção Clínica a Criança se reuniram para fazer um balanço da Experiência Colegiada das Áreas em 2013.
O balanço foi positivo apontando para efeitos importantes, mas também desafios como o da articulação entre as áreas na continuidade do cuidado, além de algumas estratégias como a importância da reavaliação do desenho institucional pelas equipes, a criação de fóruns permanentes entre as áreas e a realização de rodas avaliativas semestralmente.

20140410_130856.jpg