Da marcação de exames ao acolhimento. Experiência contada na “roda de conversa” na semana da Semana Nacional de Humanização

11 votos

Na semana Nacional de Humanização na Unidade Saúde da Família Dona Sinhazinha, discutimos "O SUS QUE DÁ CERTO" e tivemos a participação dos médicos dos PSFs, dentista,enfermeiros, psicólogo, agentes de saúde, funcionários, usuários do SUS e conselho local de saúde e a participação especial do Grupo " De Bem com a Vida", e a vez agora é da Jô, uma funcionária  muito dedicada e querida e trabalha há muito anos na  Unidade Saúde da Família Dona Sinhazinha, mostra o seu relato:

Na sua fala ela defende que não pode atender a "pessoa" de forma mecânica e diz:
"As vezes a pessoa chega pra marcar exames e diz que está se sentindo mal, e quando olho os exames dela chega a ser casos que requer que eu saia do meu lugar e vá até os médicos… Quantas vezes já fui pra sala da Dra. Iziane do Dr. Gilberto, buscar ajuda, quem já passou  por mim sabe que tudo que tiver ao meu alcance eu faço… Porque não devemos olhar pras pessoas de forma mecânica, afinal de contas eu também sou humana e eu me coloco no lugar de cada pessoa que chega para marcar exames…"
Jô explica como funciona a marcação de exames de alta, media e baixa complexidade, ou seja no geral , no dia a dia.
E ela finaliza dizendo: "Eu particularmente digo uma coisa:Todo campo da vida existe falhas, não podemos dizer que no SUS não exista. Existe! Inclusive eu já fui muito beneficiada, tenho  um neto que foi beneficiado e eu só posso dizer: O SUS existe!!! Finaliza Jô.

Queremos parabenizar a todos que participaram da Semana Nacional de Humanização. Foi espetacular! Obrigado a todos e a todas!

 

xcn.jpg

 

dscf8243_0.jpg