SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DF – Ações Estratégicas – parceria entre MS e SES/DF

17 votos

ABERTURA – 07/04

Participaram gestores/trabalhadores da SES/DF e apoiadores da PNH com a presença do Coordenador Nacional da PNH – Fábio Luiz Alves  que convocou a pensar a Humanização do SUS nos seguintes eixos:
A)  Eixo da gestão – Qual o sentido que estamos dando para a transformação das práticas anti-taylor, anti-vertical, anti-especialismo? Desafio aprender fazer gestão participativa e co-gestão!
B) Eixo Modelo de Atenção: construção de redes de atenção –
colocando a importância da Atenção primária como resolutiva. Como vamos organizar uma equipe de referência produzindo no tempo e responsabilização de vínculo?
C) Eixo do usuário: Saúde como direito é mais que acesso universal é consciência sanitária – como propor aos usuários estar mais com a gente? Todas unidades tem que ter conselho gestor – a escuta dos usuários qualifica a clínica.
O Subsecretário de Atenção à Saúde – Roberto Bittencourt,  reafirmou a PNH como política de gestão na SES/DF e enfatiza a importância da implementação do ACR em todas as portas de entrada para a mudanças realizadas e enfrentamento da superlotação das emergências.

img_0728.jpg

Foram apresentadas experiências exitosas de implementação PNH: HMIB (cogestão) Gama APS (clínica ampliada) Ceilândia (ACR) e Práticas integrativas.

A coordenação da PNH da SES/DF – Simone Barcelos, juntamente com os apoiadores PNH das regionais trabalharam ativamente para a realização da Semana de Humanização no Distrito Federal.

img_0755.jpg

CASA DE PARTO SÃO SEBASTIÃO – 08/04

Grande mobilização, uma parceria entre SES/DF e PNH/MS! Momento incrível que colocou em pauta o tema “Humanização do Parto e Nascimento” com a participação de Esther Vilela na mesa de abertura. Também estavam presentes na mesa gestores das regionais (Paranoá e São Sebastião), gestora casa de parto, representantes do Conselho de Saúde local, com afirmação do compromisso em fortalecer esta instituição pelo importante papel humanização e defesa do direito da mulher na rede SUS DF.

img_0785_1.jpg

Circularam neste dia em torno de 250 pessoas, com a  inclusão gestores, trabalhadores das demais regionais de saúde, residentes, usuários e apoiadores da PNH e área técnica da saúde da mulher, com apoio da Assessoria de comunicação do MS durante todo o evento. O encontro foi transmitido on-line pela redehumanizasus.

img_0833.jpg
Vimos um serviço potente com as diretrizes da PNH implementadas, mas sem visibilidade na rede de saúde do DF. As visitas guiadas demonstrou aos participantes a experiência viva do SUS QUE DÁ CERTO ali tão perto!!
Ali pulsa a potência do trabalho em equipe e persistência no enfrentamento das dificuldades para mudar a lógica do modelo de atenção ao parto! Vimos a  cogestão, em ato em defesa da vida!!

Equipe de Trabalho da Casa de Parto São Sebastiãoimg_0817.jpg

Participação do Conselho de Saúde Local

img_0780.jpg