A ARTE DE CUIDAR: EQUIPES SE REINVENTANDO NO ACOLHIMENTO

17 votos

Dedicamos está publicação ás Equipes pela criatividade, parceria,  dedicação e persistência. Em especial à ONG Cuidando com Arte e Alegria por esta parceria de sete anos com dedicação incansável em prol dos pacientes e profissionais do Hospital de Clinicas/UFPR.

“A doença e a hospitalização constituem uma crise importante na vida das crianças e seus familiares. Ao adentrar no ambiente hospitalar a criança depara-se com o desconhecido, o inesperado, a hospitalização torna-se um evento assustador” (NUNES et al, 2012).

      A Unidade de Cirurgia Pediátrica, o Comitê de Humanização e a ONG Arte e Alegria, completam este ano, sete anos de parceria. A dedicação das equipes da Pediatria e da ONG tem contribuído para minimizar os fatores estressantes provocados pelo ato cirúrgico e pela hospitalização. O Acolhimento às crianças e seus familiares tem se ampliado e já fazem parte desta rede a Unidade Cirúrgica e o Centro Cirúrgico consolidando a continuidade do projeto até a alta do Serviço de Recuperação Anestésica. 
O acolhimento no Centro Cirúrgico proporciona um cuidado especial para as crianças, oferecendo dois carrinhos nas cores azul e rosa para que possam passear pelo hall em companhia dos pais até a entrada da sala operatória. A equipe incentiva a presença da mãe ou responsável até a indução anestésica, sempre que necessário. No momento da alta da recuperação anestésica os funcionários do setor entregam as crianças, lembranças feitas pela própria equipe de Enfermagem.
Esses pequenos atos da equipe multidisciplinar do Centro Cirúrgico proporciona aos usuários um ambiente acolhedor, de respeito e segurança.
O Projeto iniciou através da contação de historia e da promoção do brincar, como estratégia de acolhimento e humanização e tornou-se um instrumento facilitador no processo de adaptação do paciente pediátrico a este novo ambiente antes desconhecido e temido.
A estratégia lúdica da Unidade de Cirurgia Pediátrica visa uma orientação responsável, em uma linguagem adequada as crianças e seus familiares. O trabalho mudou a decoração da Unidade que foi enfeitada com figuras que lembram a referida história, tornando o ambiente mais agradável e instrutivo. Na mesma linha o Centro Cirúrgico decorou a sala cirúrgica Pediátrica mantendo as crianças conectadas com a história permitindo que esta lembrança traga tranqüilidade ás crianças, familiares e profissionais.    
A promoção do brincar tornou-se um instrumento facilitador do processo de adaptação dos pacientes, transformando o ambiente hospitalar em um local agradável e divertido.
A metodologia utilizada reinventa e transforma a assistência tornando o pré, intra e pós-operatório um processo mais humanizado.