As atividades da Semana de Humanização em Campinas ainda ecoam

14 votos

Dentre as atividades da Semana de Humanização em Campinas, destaco evento de sensibilização para a Comunicação Não Violenta – CNV.

Entendendo que esta é uma potente ferramenta para a humanização nas relações interpessoais – tecnologia leve – que contribuem para que o cuidado seja efetivo, decidimos investir em um evento onde a CNV fosse divulgada.

O evento se deu em dois horários (manhã e tarde), contando com a participação de 168 pessoas, incluindo profissionais de saúde, educação, docentes, estudantes e alguns usuários. Introduzindo ao tema, houve uma apresentação sobre empatia , enfocando o papel dos neurônios espelho no desenvolvimento humano.

A sensibilização em CNV contou com dramatizações onde foi possível fazer a discussão sobre as diferentes respostas à uma situação de conflito. Após  a encenação o diálogo com os participantes possibilitou a reflexão sobre posturas, possibilidades de mudança e um convite à Comunicação Não Violenta.

Avaliamos que investir em ferramentas que nos mobilize a atuar de forma menos violenta no cotidiano é um modo de contribuir para a humanização nos serviços de saúde, tornando o espaço de produção de cuidado mais acolhedor e potente.

Desenvolver uma cultura de paz é possível!!