Programa “Promover Vida” auxilia pessoas que correm risco de cometer suicídio e familiares.

17 votos

 O programa “Promover Vida” foi matéria de jornal nesse mês, um tema delicado que devemos atuar de forma multidisciplinar e em rede, segue a matéria explicando melhor o programa.

 escrito por Jéssica Nakadaira
Em virtude de algumas ocorrências de tentativa de suicídio registradas na cidade, a reportagem do Jornal Diário do Oeste pesquisou sobre o Programa “Promover Vida”, que teve início em 2007, por meio de parceria de estágio em Psicologia Institucional/social da FAI, a Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa de Adamantina, com assessoria técnica da psicóloga Ana Vitória Salimon C. dos Santos, na ocasião recém ingressa no doutorado em Ciências da Saúde da FAMERP.
Esse programa é desenvolvido em Adamantina, conforme especifica as Diretrizes Nacionais de Prevenção ao Suicídio e Projetos do Ministério da Saúde que visam à Prevenção da Violência e a Construção de uma Cultura de Paz.
O foco principal do programa é promover a vida, auxiliando as pessoas em situação de risco por meio de atendimentos multiprofissionais, com o propósito último de evitar situações de violência contra si próprio e/ou outros, de qualquer tipo.
Segundo a psicóloga Ana Vitória Salimon C. dos Santos, responsável técnica do Núcleo de Psicologia da FAI e professora de Psicologia, o programa foi criado coletivamente por profissionais de várias áreas de atuação, de diversos órgãos e instituições do município de Adamantina, coordenado por uma equipe gestora multiprofissional, composta por assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, estagiários de psicologia,entre outros profissionais dos órgãos da Saúde, Assistência Social, da Educação, da FAI, Conselho Tutelar, e em várias ações, o grupo também pôde contar com o apoio da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, todos preocupados em entender as ocorrências de tentativas de suicídio e os suicídios e quais as maneiras mais adequadas
de intervir e auxiliar.
De acordo com Ana Vitória, o suicídio é uma forma de violência contra si mesmo, que afeta também as pessoas próximas, como familiares e amigos, pode ocorrer em quase todo o ciclo vital e é multi-causal. Erroneamente, em geral, se atribui a causa a fatores precipitantes, mais recentes, como por exemplo o término de um relacionamento ou algum problema no emprego, mas, na verdade, não é simples assim, as tentativas e o suicídio estão relacionados a toda uma história de vida, contexto sócio-cultural, entre outros, não devendo a pessoa ser julgada ou tratada de forma preconceituosa. Precisa ser ouvida e compreendida em suas necessidades. Deste modo, a prevenção contra esse tipo de violência une diversos setores que, em rede, atuam para melhorar a qualidade de vida dos envolvidos, com ações desde a atenção básica em Saúde e Assistência Social, até serviços especializados, na busca de um bem estar integral, oferecendo atendimentos psicossociais, médicos e visitas domiciliares, encaminhando as pessoas e familiares envolvidos para os órgãos mais adequados, de acordo com suas necessidades.
O “Promover Vida” é totalmente gratuito e auxilia também as famílias dos atendidos, já que as pessoas mais próximas das vítimas têm papel fundamental para ajudar na prevenção do suicídio, e também são afetados pelo mesmo. “Nesses anos, o programa, com certeza, pode auxiliar muitas pessoas, e isso traz uma sensação muito gratificante a equipe, quando podemos acompanhar o imenso potencial humano que as pessoas tem e suas possibilidades de resiliência, re-organização, adaptação, mudanças, em prol de si e das pessoas com as quais convive”, conta Ana Vitória, acrescentado que o Setor de Psicologia do Ambulatório de Saúde Mental é uma referência central para o atendimento e encaminhamentos do Promover Vida.

2014-04-05_diario_do_oeste3_1.jpg