Leitura do texto 3: Como e por que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde de Rita Barradas Barata.

11 votos

Leitura do texto 3: Como e por que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde de Rita Barradas Barata.
Igualdade e desigualdade são conceitos que expressam quantidade mensurável. Equidade e Inequidade são conceitos políticos, pois além de expressarem quantidade, expressam também uma avaliação moral relacionada a justiça social, portanto, pode-se afirmar que há uma desigualdade injusta porque a desigualdade social é consequência da distribuição de poder e propriedade. Assim, na sociedade liberal a desigualdade se justifica pelas escolhas individuais, remetendo a culpabilidade pelas escolhas à pessoa e não para o serviço. E na perspectiva do materialismo histórico é a posição do indivíduo na estrutura da sociedade que determina suas escolhas.
Essas visões de mundo não dão conta de explicar as desigualdades e as inequidades sociais relacionadas a pertencer a grupos étnicos, tendo em vista que as pessoas não são livres na escolha de qual grupo pertencer.
De acordo com a teoria ecossocial onde as características biológicas, a evolução da espécie, o contexto ecológico e a trajetória de vida de cada pessoa somando-se aos arranjos da distribuição de poder e prosperidade definem o padrão de consumo de cada classe social, portanto, a discriminação contra grupos étnicos é um meio de expressar e institucionalizar relações sociais de dominação e repressão justificados pela ideologia.