A brilhante missão de ser Agente de Saúde…”Trabalhar no SUS e no PSF é uma coisa magnífica!” Alex, ACS

17 votos

E… na "roda conversa" em homenagem a Semana Nacional de Humanização em Aracaju-SE com o tema: " O SUS QUE DÁ CERTO… A brilhante missão de ser Agente de Saúde…

Depoimento do ACS Alex:
Trabalhar no PSF, trabalhar com uma comunidade, trabalhar no bairro que a gente mora já é uma vantagem a mais para chamar para humanização. Por que? Além de ser trabalhador nós também somos usuários,  e a gente sente todas as dificuldades que vocês sentem aqui. Então a capacidade que a gente tem que assimilar os problemas que por exemplo: Dona Daise, eu sei a linguagem, eu sei o modo de pensar, as crenças, eu tenho conhecimento, eu tenho a facilidade de entrar na casa das pessoas, porque eu tenho um bom relacionamento dentro da mesma comunidade, ai tem de prova a minha vizinha que conheço desde muito tempo.
Trabalhar no SUS, trabalhar no PSF é uma coisa magnífica! É você pegar desde o enfermeiro, o médico, auxiliar de enfermagem, dentista que trabalha junto com a gente… É pegar a comunidade mapear essa área que a gente vai trabalhar e através deste mapeamento construir ações. Saber quais são as dificuldades que as pessoas estão vivendo, quais são os níveis de escolaridade, de poder econômico, quais são os problemas psicológicos. Os bairros Grajeru, Luzia, Conjunto Leite Neto… São poucas equipes do PSF, infelizmente, e com poucos agentes, a gente procura trazer para os médicos essa pontuação, que necessita de atendimento, tanto de prevenção tanto do curativo também.
"Eu digo pra vocês: Quando me veio essa missão de passar no concurso público pra se agente de saúde, foi uma coisa que eu nem esperava, minha questão é a educação sou formado em letras…
Eu atendo a muitas angústias e essas angústias eu transformo e vejo que os outros também tem as mesmas angústias… Angústia de estar no local em que  você pode muito bem, ser tratado de maneira igual pra igual, por que, quando essa pessoa chega aqui, pode ser da minha área ou pode não ser da minha área,  eu tenho que tratar da mesma forma, como disse Diana, como disse o Psicólogo Walter, Dra. Iziane, Dr. Gilberto, a gente tem que tratar a pessoas de igual pra igual, por isso que, esta humanização, essa questão de tratar a pessoa de  forma integral, enxergar a pessoa como ela é, e enxergar nela o "eu" faz com que a gente possa, trabalhar em equipe, traçar metas, traçar estratégias para que a gente possa valorizar o nosso trabalho.
Tem falhas? Tem. Tem erros? Tem. Mas, só que esses erros a gente compensa com o amor que a gente pode dar a vocês usuários, quando chegam aqui.
Eu tenho a amizade aqui de todos os meu colegas, eu tenho o maior respeito por cada um, tento tratar da melhor maneira possível e corresponder expectativas também.  Tem usuários aqui, eu conheço quase todos vocês, quando eu cheguei, trabalhei no "Grupo de Bem com a Vida" (Grupo da 3° idade), fazendo um trabalho, cultural que é interessante,trabalhar com festejos juninos, o folclore, pra elas lembrarem do tempo de infância, trabalhar  o físico e a mente e foi com amor… Mas esse tempo passou, infelizmente não estou mais.
Mas, desejo pra todos,  as enfermeiras Diana, Sheyla, os médicos Dra. Iziane, Dr. Gilberto, Psicólogo Walter, a Dentista Cristina e a Assistente Social Esmeralda que ajuda muito e a gente conversa bastante sobre todos os problemas que acontecem no posto.
"Dra. Iziane dentre as pessoas quero dizer que sou apaixonado pela senhora, pelo seu trabalho", Dr. Gilberto também, não é um médio da minha área, mas se fosse eu estaria em tão boas mãos como estaria com a Dra. Iziane. Qualquer coisa que vocês precisarem, eu vou estar aqui. Alex como agente de saúde, Alex no arquivo, Alex que vai procurar o médico, Alex "multiuso".

Um abraço a todos e parabéns por essa "Roda de Conversa". Alex Agente Comunitário de Saúde.

Esta foi a semana Nacional de Humanização na Unidade Saúde da Família Dona Sinhazinha, discutimos "O SUS QUE DÁ CERTO" e tivemos a participação dos médicos dos PSFs, dentista,enfermeiros, psicólogo, agentes de saúde, funcionários, usuários do SUS e conselho local de saúde e a participação especial do Grupo " De Bem com a Vida" (grupo da melhor idade), breve vídeo da dança do grupo.

 

 

img-20140411-wa0020_0.jpg