1 º Encontro de Ex-Voluntário do CVV

11 votos

CVV promove encontro de ex-voluntários em duas cidades brasileiras

A capital paulista e Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul, sediarão primeira edição da iniciativa em 17 de maio

O CVV é uma das ONGs mais antigas em atividade no país, com 52 anos de atuação na prevenção do suicídio e apoio emocional. Além de sua idade, a instituição possui números de chamar a atenção, como 1 milhão de atendimentos ao ano e 2.000 voluntários em atuação.

Um número pouco conhecido é o de ex-voluntários, pessoas que atuaram em plantões semanais para conversar com pessoas que buscam ajuda e, por motivos pessoais, de mudança de cidade ou trabalho, deixaram o CVV. Não existem número concretos, mas estima-se que mais de 25.000 pessoas em todo o país sejam ex-voluntários do CVV.

Para reunir parte dessas pessoas, o CVV promoverá em São Paulo e Novo Hamburgo/RS, o 1º Encontro de Ex-Voluntários do CVV no dia 17 de maio. A reaproximação tem a finalidade de apresentar a evolução da instituição nos últimos anos, como a implantação do atendimento via chat e skype, a realização anual do Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, e a criação do Programa CVV Comunidade. A expectativa é que parte desses ex-voluntários assumam atividades voluntárias pontuais, utilizando suas experiências profissionais em benefício da causa ou em situações eventuais, como apoio a simpósios, feiras e cursos.

O Encontro terá um tom informal, de verdadeiro reencontro de amigos, para reforçar, reativar ou criar vínculos entre essas pessoas que possuem um ideal em comum, a valorização da vida.

 

Serviço

 

1º Encontro de Ex-Voluntários do CVV – São Paulo        

1º Encontro de Ex-Voluntários do CVV – Novo Hamburgo

Local : Auditório da ACM        

Local : em definição

Endereço : R. Nestor Pestana, 147 – Centro

Data : 17/05/14 (sábado)        

Data : 17/05/14 (sábado)

Horário : das 14h às 18h        

Horário : das 14h às 18h

Informações : 11 9 7213-4250 (com Marcelo) /

11 9 8318-9663 (com Tino Perez)

[email protected]        

Informações : 51 3065-4111

[email protected]

 

Informações sobre o suicídio no Brasil

·          No Brasil, 25 pessoas morrem vítimas de suicídio por dia e ao menos
outras 50 tentam tirar a própria vida.

·          É considerado problema de saúde pública pelo Ministério da Saúde.

·          No mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos.

·          Segundo pesquisa da Unicamp, 17% dos brasileiros pensaram seriamente em
cometer suicídio no decorrer de suas vidas.

·          De todos os casos, mais de 90% poderiam ser evitados.

·          Quem tenta suicídio pede ajuda.

Apesar da seriedade do assunto, o suicídio ainda é um tabu na sociedade brasileira o que dificulta a sua prevenção. O CVV acredita que uma forma importante de se evitar novos casos é conversar sobre o assunto para derrubar mitos e quebrar tabus.

 

Sobre o CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 68 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como a melhor iniciativa não governamental de prevenção ao suicídio no Brasil.

 

Contatos com a imprensa sobre temas nacionais do CVV

LVBA Comunicação Corporativa e Relações Públicas

André Lorenzetti

11 3039-0660 / 3039-0659

[email protected]