PROJETO SAÚDE E AÇÃO

11 votos

sem_titulo_6.png

 

INTRODUÇÃO

A área de Amarante em São Gonçalo do Amarante – RN é um território que conta com a presença de uma população significativa de idosos. Ao observá-los de perto, percebe-se que a grande maioria padece de um mesmo problema, a hipertensão arterial sistêmica (HAS).
A hipertensão é uma doença crônica não infecciosa que se tornou muito prevalente não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Em decorrência das novas opções de alimentação, mais rápidas e fáceis de ter acesso e das comodidades físicas de uma vida sedentária, priorizando o tempo para outros assuntos, as pessoas criaram uma rotina menos saudável, marcada pela dislipidemia, obesidade e consequentemente síndrome metabólica, que está muitas vezes associada ao surgimento e/ou complicação da HAS.
Diante desse problema consideravelmente presente em Amarante que é responsável pelo maior número de consultas médicas, um grupo de estudantes de medicina do nono período da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, elaborou a criação do grupo Saúde e Ação, que tem o objetivo de inserir pessoas idosas com ou sem HAS em atividades teórico – práticas que abordem melhores condições de saúde e de vida, no entanto, o grupo está aberto a todas as faixas etárias. Além disso, o grupo almeja a aproximação da equipe de Estratégia de Saúde da Família de Amarante II com o educador físico do bairro, para a elaboração de atividades mensais que envolvam o público e os profissionais de saúde.

 

sem_titulo_2.png

 

METODOLOGIA

Para divulgação, foram confeccionados convites para a população, exposto um cartaz na Unidade Básica de Saúde da área e uma faixa fixada na Igreja do Bairro.

sem_titulo.png

A intervenção de criação do grupo foi baseada em atividades matutinas. Primeiramente houve um momento de atividade física com o educador físico, após isso, as pessoas se dirigiram para o salão paroquial, onde foram acomodados para a entrega de um folder educativo, cujo conteúdo abordava os dez passos para uma alimentação saudável e receitas exemplares de uma boa dieta. Após a entrega do folder, iniciou-se uma roda de conversa sobre HAS e alimentação saudável, seguido de uma gincana de perguntas e respostas relacionadas ao tema, recompensados com prêmios que envolviam uma alimentação adequada. Para finalizar a intervenção, houve o momento de lanche – com frutas variadas – e vacinação dos idosos contra o vírus da gripe.

 

sem_titulo_5.png

sem_titulo_3.png

RESULTADOS

Todas as pessoas envolvidas, usuários e profissionais de saúde, parabenizaram o evento. O público alvo do projeto mostrou-se preocupado em mudar os hábitos de vida, assim como ansioso para a próxima intervenção. Além disso, se confirmou a continuidade desse projeto de promoção de saúde com uma periodicidade mensal.

sem_titulo_4.png

sem_titulo_8.png

 

Projeto desenvolvido pelos estudantes Calorina Freitas, Frankswell Mackson e Wellington Bessa do nono período de medicina da UFRN  sob a tutoria da Profª Ana Tânia e preceptoria de Verônica Barreto (médica da ESF de Amarante) e Ana Tereza (enfermeira da ESF de Amarante).