HIPERDIA – Check List da Saúde

15 votos

INTRODUÇÃO

Esta intervenção foi realizada durante o Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, desenvolvida pelos doutorandos Daniel Machado Medeiros, Fernanda Gurgel de Oliveira e Kênnyo Estavão Fernandes Santos do 9º período, realizada na Unidade Básica de Saúde de Golandim II, no município de São Gonçalo do Amarante – Grande Natal/Rio Grande do Norte (RN), coordenado pela profª. Ana Tania Lopes Sampaio, sob a tutoria da Profª  Vyna Maria, preceptoria do médico José Alves de Medeiros e da Enfermeira Erika.

imagem2.jpg

A partir da territorialização da ária adscrita da UBS Golandim II, iniciou-se um processo de coleta de dados envolvendo o contexto socio-econômico, demográfico, epidemiológico e estrutural. Esses dados foram compilados e trouxeram conhecimento a respeito da situação de saúde do bairro e permitiu a construção deste projeto de intervenção.

METODOLOGIA

O primeiro passo foi definir o problema principal, isso foi possível a partir das vivências do internato incluindo a territorialização, análise do SIAB e da roda de cogestão realizada na unidade. Nesse ponto observou que o principal problema na comunidade no ponto de vista dos usuários e servidores era a elevada prevalência de diabetes mellitus e hipertensão arterial.

imagem3.jpg

imagem4.jpg

A abordagem nessas condições se justifica por serem importantes fatores de risco para complicações cardiovasculares, por serem extremamente prevalentes na nossa sociedade e pelo fato de o diagnostico precoce e tratamento adequado serem extremamente eficazes na prevenção de complicações. Nossa intervenção teve como público alvo principal os diabéticos e hipertensos do bairro, entretanto foi aberta para todas as faixas etárias com o objetivo de conscientizarmos sobre a prevenção. A intervenção baseou-se na ação “Hiperdia – Check List da Saúde”, e foi programada para ocorrer no dia 23/04/2014, tendo início as 7 da manhã.

hiperdia_23.jpg

Na programação planejada havia: Acolhimento com aferição da pressão arterial, medida da glicemia capilar e medidas antropométricas.roda de conversa dobre diabetes e insulinoterapia, roda de conversa sobre hipertensão, roda de conversa sobre mudanças no estilo de vida, distribuição do cartão “Check List da Saúde”, finalização das atividades. O cartão “Check List da saúde” foi um cartão desenvolvido pelos doutorandos que participaram da elaboração desta intervenção e contem uma série de hábitos de estilo de vida saudáveis, que tem por objetivo que o usuário faça um controle periódico dos seus objetivos de mudança de estilo de vida e possa quantificar essa mudança. As metas dessa intervenção englobaram a realização da intervenção em si e a continuação desta iniciativa com a realização de um “Hiperdia – Check List da Saúde” a cada 3 meses.

RESULTADOS / CONCLUSÃO

slide25.jpg

 

imagem7.jpg

https://www.youtube.com/watch?v=fITZMH5NLKI

 

slide29.jpg

slide35.jpg

 

Diabetes e hipertensão, apesar de serem doenças muito prevalentes e lembradas, ainda não são bem entendidas por grande parte dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A elaboração e implementação de estratégias alternativas, como rodas de conversa a respeito de tais agravos e dispositivos interativos, como “check-lists”, são necessárias e mais efetivas. Há uma nítida necessidade de envolver os usuários, para que eles se sintam confortáveis para conversar a respeito das suas dúvidas e tornem-se participantes ativos no processo de cuidado.

 

slide39.jpg