Relato sobre Direitos Humanos

0 votos

O texto de Dalmo de Abreu principia definindo Direitos Humanos como sendo um conjunto de condições e possibilidades associadas as características naturais aos seres humanos que resulta na organização social. Enquanto humanos os direitos são iguais devendo se respeitar-as necessidades relacionadas a alimentação, saúde, moradia, educação  etc. O que diverge um ser humano do outro é a educação que cada um recebe e também do meio social em que se vive.
                  O ponto crítico do texto é a maximização da solidariedade humana nas relações interpessoais e a minimização do olhar voltado pra si mesmo provocando assim, as injustiças sociais. Portanto a linha de pensamento do autor quebra o paradoxo de que Direitos Humanos defende somente bandidos, o respeito mútuo entre as pessoas é algo fundamental. Em 1948 a Organização das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos  que diz em seu Art. I  " os Seres Humanos nascem livres e iguais em dignidade e respeito.
                    Falar de Direitos Humanos é polêmico e complexo num País onde existem diferentes culturas, cada pessoa com seu modo próprio de ver e sentir as coisas. Existem três fatores que caracterizam os seres humanos: a inteligência, a consciência e a vontade, todos seres humanos são iguais independente de sexo, naturalidade, nacionalidade, raça, classe social, grau de parentesco e/ou religião. Essa valorização resulta em direitos igualitários para todos. Conclui-se que termina virando uma disputa entre  a quem defender e o  Estado acaba brincando erroneamente de "mamãe escolheu esse daqui."