GESTÃO PARTICIPATIVA E COGESTÃO

10 votos

Entendo que podemos falar de Gestão Participativa, quando falamos da permissividade do protagonismo, do exercício da cidadania e do exercício da cogestão, que nada mais é que o fazer com… fazer junto, fazer coletivo. Quando se fala de gestão participativa, se fala da descentralização de uma liderança que não pode deixar de considerar necessária a organização do serviço, mas que não se representa pelo autoritarismo ou monopólio de um"poder" que lhe foi ou é atribuído pela gestão maior.

No exercício desse processo de gestão participativa ou cogestão, como não falar de corresponsabilização? Metodologia esta, de uma política de humanização, que propõe aos gestores e a todos envolvidos nessa dialética,a solidariedade do cuidado, com ações eficazes, respaldadas em princípios éticos e humanos, garantindo a qualidade do acolhimento e do vínculo, nesta proposta de política de saúde, que é democrática e solidária.Enfatizo,porém sem ter a intensão de tornar redundante, que a política Nacional de Humanização da Atenção do SUS, tem como ponto de partida, a indissociabilidade entre os modos de promover saúde e os modos de gerir os processos de trabalho… entre atenção e gestão ou seja, entre a clínica e a política de fazer saúde, entre a teoria e a prática.

Através da ferramentas básicas e dos valores que norteiam esta política de saúde, ressalto a transversalidade como dispositivo essencial, para consolidar redes, vínculos e corresponsabilização entre usuários, trabalhadores e gestores. Esta tríade, é essencial, na articulação da cogestão ou do fazer coletivo diário e em situações representativas, através da formação de conselhos de saúde,(colegiados ou comissões representativas) e conferências, nas três esferas de governo.Convém ressaltar, que neste propósito, o maior desafio da política SUS no contexto da humanização, é o combate a burocratização exagerada e a gestão centralizadora, pouca participativa.