Comentários sobre as cartilhas de Cogestão e de GTH

0 votos

Gestão participativa e cogestão
Pág. 15 e 20: O conceito de trabalho apenas como interação de elementos paradoxais acaba por não contemplar uma possibilidade muito presente nesta esfera da vida, o conceito de contradição. Pois para que alguns processos existam outros devem existir com menos potência de poder, de maturação, ainda que entre si mantenham relações de recursividade mútua. Ex: a pretendida divisão entre clínica e gestão em alguns espaços, a qual pode gerar forças contrárias no campo da clínica e da gestão, que acabando por se enriquecerem, fomentam mais divisão de poder, enquanto perdurar as forças que pretendem considerar a clínica apartada da gestão, ou transformando a cogestão em apenas um exercício discursivo, despotencializando a cogestão.
Pág. 20 e 27: Nesta cartilha está posto que a autoria do mundo é condição para a construção de si, portanto o trabalho humanizador não visa à reprodução privada do capital como centralidade de sua prática, o que faz pensar na necessidade que temos na PNH de refletirmos sobre as novas práticas de gestão que estão a serem implantadas no SUS, a custa da precarização da autonomia do trabalhador, porque não promotoras da tríplice inclusão. Como pensar em gestões de caráter privado no SUS sem considerá-las como meio de produção de mais-valia?
Pág. 24: O conceito de cogestão pressupõe uma gestão realizada por um conjunto mais ampliada de sujeitos que compõem a organização (como está colocado na cartilha), ou uma gestão realizada pelo conjunto ampliado de sujeitos que compõem a organização?
Pág. 32 a 43: Por que, nesta cartilha, o dispositivo do Conselho Gestor não está sendo considerado entre os dispositivos para a cogestão?

Grupo de trabalho de humanização
Conforme a cartilha trata-se de uma estratégia de humanização que pode ser implantada em diversas instâncias e sobre diferentes configurações. Podendo contemplar um grupo de trabalho setorial, institucional, intra-setorial, intersetorial, distrital, territorial, macrorregional, municipal, estadual ou nacional. Até mesmo vir a se internacionalizar. Compõe-se de um grupo de pessoas que intervêm para que alguns processos de trabalho, no campo da clínica e da gestão, possam vir a estar alinhados com a metodologia de trabalho da PNH, produzindo a tríplice inclusão.
      Pácifer Maia Sabiá – psicólogo – SMS –Maceió.