Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

15 votos

                                 abuso.jpg

O dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos e pelo fim da violência sexual contra esses sujeitos.

A data foi  instituída em 2000 pelo decreto de lei 9970/00, e  lembra um caso de violência ocorrido em 1973, tendo como vítima uma criança de Vitória/ES, de apenas 8 anos de idade,  que foi sequestrada, espancada, estrupada, drogada e assassinada de forma brutal.

Em Teresina, desde o dia 13 vem sendo implementadas várias ações para lembrar a data, através da SEMTCAS. Palestas, rodas de conversas,  seminários, oficinas, caminhadas, panfletagens são algumas das atividades que vem sendo desenvolvidas em escolas públicas, praças, dentre outros espaços, para debater o tema, e sensibilizar a sociedade como um todo sobre a gravidade da violência sexual. As atividades prosseguirão até o dia 30 (sexta-feira)

O número de denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes aumentou em Teresina. Segundo a Promotoria da Infância e Juventude do Piauí, a maioria dos suspeitos de praticar este tipo de crime é da família da vítima e somente este ano, 122 casos já foram registrados.

A conselheira tutelar Maria do Carmo Braz, que atua na Zona Sul de Teresina, revelou que em 2013 foram 131 denúncias de violência sexual contra crianças. “Na maioria dos casos a idade das vítimas varia entre 10 meses a 10 anos e em quase todos, o pai é o principal suspeito do crime. Por este motivo, tem sido um desafio para todos os envolvidos lutar contra esse problema”, afirmou.

Números do disque 100 mostram que 78% das denúncias recebidas pela entidade envolvem casos de violência contra crianças ou adolescentes do sexo feminino, sendo que 80% são de exploração sexual.