É o retrato da luta antimanicomial.Aconteceu na minha UBS Dona Sinhazinha. Mix de loucura boa, em o SUS que dá certo no Brasil!

13 votos

Estava acompanhando o meu irmão em uma consulta na minha Unidade saúde da Família Dona Sinhazinha, na última quarta-feira 14 de maio, aqui em Aracaju -SE, quando alguém, muito simpático, de casaco (apesar do calor), de boné, estava com um crachá pendurado no pescoço, que indicava (passagem livre), chegou lentamente me olhou e sorriu… Eu retribui o sorriso e falei: Tudo bem? Ele respondeu: Tudo bom!

Eu sentei no corredor, próximo a sala do médico, pois era a próxima a ser chamada.
Ele veio lentamente, sentou perto de mim com um "louco e leve sorriso" e disse: Meu pai morreu! Eu olhei pra ele falei: Que pena! E em seguida falou:  Eu desenho lá no CAPS… Eu disse: É mesmo? Faz um desenho aqui na minha agenda! Ele ficou muito feliz e começou a rabiscar com muita dificuldade… Cada traço que ele fazia me comovia… Ele desenhou um carro!!! Ele disse: Terminei! Eu falei: Nossa! Você desenha muito bem…Ele me olhou sorriu e comentou: Eu gosto muito do CAPS…

Ele falou tão bem do CAPS que não hesitei em perguntar: Por que você gosta tanto do CAPS? Ele respondeu: Lá eu desenho e é bom ficar lá! Eu disse: Pense e desenhe alguma coisa que lembre o CAPS.

Entreguei a agenda pra ele e mais uma vez começou a desenhar… Meio sem entender a figura perguntei: O que significa? Ele respondeu: Um palhaço e agora vou desenhar o Patati-Patatá. Eu perguntei: Por que quando você pensa no CAPS você desenha palhaços? Ele respondeu: Porque lá é alegre!
Muito comovida,  fui despertar quando ouvi a voz do médico, havia chegado a hora da consulta! Ainda deu tempo de pedir pra ele assinar a sua obra de arte…Me despedi daquela criaturinha linda dando um beijo na sua testa e disse, que bom conhecer você! Ele sorriu me olhou como que, pedindo pra ficar…

Bem que eu queria ter conversado mais com Nil dos Santos, tem coisas que me comovem demais… Durante aquele pouco tempo que estive com ele, eu observava aquela figura, inocente, ao mesmo tempo,tão inteligente, em um "mundo particularmente dele”,mas, que transmitia doçura nas ações, nas palavras e no pensar. Um pensar LIVRE, uma liberdade que comprova vários avanços conquistados após 26 anos, que iniciou-se com a Reforma Psiquiátrica Brasileira (RPB). E saber os avanços e os desafios na assistência em saúde mental no Sistema Único de Saúde, o SUS é um grande parceiro dessas conquistas, me deixa emocionalmente contente de vivenciar essa vitória, no cuidado em saúde mental nessa luta constante para que a rede de atenção psicossocial seja cada vez mais fortificada. Por exemplo: Esse contato com Nil, não seria possível há 30 anos atrás, considero que ele hoje é um homem livre! E isso me deixa contemplada!

Sabemos o mundo cão que era ser louco no passado! Sabemos do respeito hoje, após a reforma psiquiátrica. Me deixa feliz e contemplada, por isso me orgulho de ser acadêmica em Psicologia! 

Confiram o desenho do Nil, usuário do SUS, do CAPS e da Unidade Saúde da Família Dona Sinhazinha. Homenageado da Semana da Luta Manicomial:

dsc06892_0.jpg

Vamos a famosa frase: "Somos loucos uns pelos outros".

 "Poucos homens são capazes de enfrentar tanta dor, de uma maneira absolutamente brilhante como o Bispo do Rosário, isso é para poucos". 

Frase do Psicanalista e fotógrafo Hugo Denizart. Veja vídeo: