O (Re)Significar de Imagens na Publicidade: Prática de Cuidado ou Prática Sexual?

12 votos

Existe uma certa similaridade entre publicidade e arte. Em algumas circunstâncias, as duas expressões podem se tornar praticamente únicas, principalmente quando artistas tomam para si a produção de propaganda, como no exemplo pioneiro de Tolouse Lautrec na França do final do século XIX.

 

Mas há outra similaridade que eu gostaria de destacar. É quanto a questão dos sentidos que atribuimos ao que é veiculado e o sentido originalmente atribuido por querm produz. Neste aspecto, a velha máxima de Mario Quintana já  nos ensina: "A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa… e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita"

 

É neste tortuoso caminhar que a foto de Che Guevara se transforma em logomarca de torcida organizada de time de futebol ou símbolo de rebeldia de gangs de rua, sem o contexto ideológico tal como era apregoado nos anos 60. Não há necessariamente o que se lamentar mas apenas manter o olhar atento para definir o sentido que nós mesmos vamos construindo ao nos inserirmos neste ou naquele movimento, nesta ou naquela ação política.

 

 

 

 A notícia já envelheceu um pouquinho mas eu só fiquei sabendo agora. No dia 1 de setembro a UNIMED veiculou anúncio num caderno especial do "Zero Hora"  onde a empresa comemorava um prêmio recebido. Mais uma vez, a idéia do publicitário germinou, cresceu, e ganhou, digamos, novos ares. Na prancheta da agência publicitária, bastaria inserir uma bela mulher na palavra "CUIDAR", assumindo o papel da letra "I" e pronto, a idéia força estaria comunicada: A UNIMED cuida das pessoas.

 

Ah, como é maravilhosa a capacidade dos seres humanos em mudar o mundo, mudar a si mmesmos, resignificar a realidade. Assim, muitas pessoas que se depararam com o anúncio da UNIMED o interpretaram satiricamente como uma ordem à determinada forma de prática sexual.

 

Nunca é demais relembrar que caso alguém queira colocar em prática essa segunda interpretação do anúncio, não se esqueça de usar preservativos, afinal, temos que nos prevenir das DSTs, não é verdade?