RELATO DA CARTILHA SOBRE GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO – GTH

0 votos

Curso de Formação de Apoiadores da PNH
Atividade de dispersão do 4º Módulo
Participante: Thereza Christina Braga Ribeiro
Tutora: Luzia Malta

A cartilha sobre Grupo de Trabalho de Humanização foi elaborada pelo Ministério da Saúde como uma oferta de tecnologia e dispositivo para esclarecer o que vem a ser e como funciona um GTH (Grupo de Trabalho de Humanização), com o intuito de consolidar redes, fortalecer vínculos e co-responsabilidade entre usuários, trabalhadores e gestores.
Dentre os mais variados objetivos do GTH, um dos principais é  intervir para melhorar os processos de trabalho e a qualidade da produção da saúde através de pessoas que refletem, analisam e conduzem suas atividades laborais, em prol dos usuários e trabalhadores, através de ações humanizadoras.
Sendo um espaço para reflexão coletiva sobre a execução do trabalho, e que permite que todos os indivíduos inseridos naquele local de trabalho possam ser protagonistas, participando com sugestões, críticas e ações que venham a causar mudanças no desenvolvimento das atividades e na maneira de atuação dos gestores. É a partir desses processos que os indivíduos vão fortalecendo vínculos, compartilhando suas queixas, tensões e dificuldades e encontrando saídas das mais variadas para tornar não só seu ambiente saudável mais propício a transformações que somam e traz progressos, potencializando as propostas inovadoras.
A cartilha mostra também que no GTH seus membros podem ter diferentes funções, alternadamente, variando de encontro a encontro, sendo elas: “coordenação de trabalhos; a observação do andamento e a análise dos impasses do grupo; a articulação da pauta de assuntos; o registro da reunião; o planejamento de objetivos; os encaminhamentos de decisões acordadas no grupo, etc.” Como também “define a periodicidade das reuniões, organiza as prioridades para o debate, propõe projetos e ações para atingir as meta”.
Portanto, a cartilha mostra ainda alguns temas que podem ser trabalhados com o GTH, e cita exemplos na prática de um GTH. Possibilitando assim que os leitores se apropriem, através de uma leitura clara e de fácil entendimento dos conteúdos que servirão de facilitadores para o conduzir do grupo.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Grupo de Trabalho de Humanização. 2. Ed. 6.reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.