RELATO DA CARTILHA: HUMANIZA SUS: GESTÃO PARTICIPATIVA E COGESTÃO”.

0 votos

Curso de Formação de Apoiadores da PNH
Atividade de dispersão do 4º Módulo
Participante: Thereza Christina Braga Ribeiro
Tutora: Luzia Malta

Trata-se de uma cartilha que apresenta o  HumanizaSUS, que é o modo de como a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS cuida da saúde, e não só de como exerce o sistema e o serviço. E justamente através da PNH que várias ações são divulgadas, comprovando desta forma que a maneira de fazer  é o diferencial para que se alcance o SUS que dá certo.
Com essa cartilha, mostra que para a operacionalização da participação social existem leis que a garantem e que estas são postas em práticas a partir dos Conselhos de Saúde, nas esferas nacional, estadual e municipal. Com isso, percebe-se que na PNH a cogestão é muito participativa e democrática porque diz respeito como os diversos sujeitos trabalham a questão do cuidado, inclusive respeitando as instâncias de participação do SUS, garantido através de instrumentos legais. Ainda como espaços de negociação existem a CIT (Comissão Intergestoras Tripartite, a CIB (Comissões Intergestoras Bipartites), locais de exercício de gestão compartilhada e participativa.
A referida cartilha define termos como gestão e fala de sua importância, de onde a mesma se dá, como ela tem se inserido na PNH. E ela ainda nos diz que: “O modelo tradicional de organização de trabalho em saúde não tem garantido que as práticas se complementem, ou que haja solidariedade no cuidado”. E vai além, quando explica que: “A gestão não é um lugar ou um espaço, campo de ação exclusiva de especialistas: todos fazem gestão”.
A gestão participativa proporciona que os indivíduos tenham condições de fazer mudanças de acordo com suas aspirações e seus sonhos, no intuito de incluir todos, contribuindo assim para que a cogestão se torne um modo de proporcionar reflexões e de fazer coletivo. E esta cogestão possui arranjos e dispositivos para seu exercício. E um desses são os GTH’s (Grupo de Trabalhos de Humanização) que são: “coletivos organizados, participativos e democráticos que possui como finalidade empreender uma política institucional de resgates e valores de universalidade, integralidade e aumento da equidade na assistência e democratização da gestão”. Possui também, os Colegiados Gestores de Hospital, de Distritos Sanitários e Secretarias de Saúde; Colegiado Gestor da Unidade de Saúde; Mesa de Negociação permanente; Contratos de Gestão; Contratos Internos de Gestão; Câmera Técnica de Humanização. Possui também os dispositivos para fomento da participação ativa de usuários, familiares e redes sociais no cotidiano de serviços de saúde, que são: a Equipe de Referência; Projeto Terapêutico Singular; Direito a acompanhante em consultas, realização de exames e em internações; visita aberta; espaços de escuta qualificada de usuários e trabalhadores: ouvidoria, gerência de agenda aberta.
Assim, num mesmo instrumento de informação podemos ter o conhecimento de que se pode superar o modelo antigo de gestão e através da Política Nacional de Humanização se por em prática trabalhos e ações que efetivem a nona forma de administrar, de gerir, pautado na participação e interação dos três sujeitos, usuários, trabalhadores e gestores, todos com ações que possibilitem com que o Sistema Único de Saúde seja de todos e para todos.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Humaniza SUS: Gestão Participativa e Cogestão. 1. Ed. 2. reimpr. – Brasília: 2012.