Protocolado projeto de lei que garante às mulheres o direito à humanização do parto e nascimento

10 votos

projeto_parto_humanizado.jpg

Fonte: https://www.facebook.com/jean.wyllys?fref=nf

 Notícia extraída da fan page do deputado Jean Wyllys:

"Protocolamos essa semana o Projeto de Lei 7633/2014 que garante à gestante o direito ao parto humanizado. Uma construção coletiva com a Artemis (e outr@s colaboras/es citad@s no post abaixo) e que leva em conta o protagonismo das próprias mães na construção do seus direitos. Conheça o PL aqui: https://goo.gl/UCmeyT

(ASCOM)
Protocolamos, hoje, o Projeto de Lei 7633/2014, que garante à gestante o direito ao parto humanizado, conforme sua vontade, à mínima interferência médica, acompanhamento, correta informação sobre procedimentos e direitos, e ao abortamento seguro, nos casos já previstos em lei. Também estabelece como direitos do neonato o nascimento digno e seguro, o contato com a mãe logo no primeiro momento de vida quando não houver impedimento médico, entre outros.

Define também o que é a violência obstétrica – uma violência que não raro leva mulheres à morte, sem falar das sequelas emocionais e físicas dela decorrentes – qualificando, entre estas formas de violência, as cesáreas sem necessidade. O combate à violência obstétrica deve começar ainda durante a formação acadêmica dos envolvidos, e o PL deixa esta responsabilidade bem clara em seu texto.

O projeto é um desdobramento da Audiência Pública que realizamos recentemente, que abordou, entre outras formas de violência contra a mulher, a violência obstétrica. É uma construção coletiva com a Artemis e leva em conta o protagonismo das próprias mães na construção do seus direitos.

Agradecemos também a colaboração da Associação Brasileira de Enfermagem, do Conselho Regional de Enfermagem e do Fórum Cearense de Mulheres e da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras e Neonatais – secção Ceará (ABENFO-CE)."

Conheça o PL aqui: https://goo.gl/UCmeyT