CTHMobSUS/MT discute Ambiência em Cuiabá!!

12 votos

No dia 22/05/2014 aconteceu a 9ª reunião da Câmara Técnica de Humanização – CTHMobSUS/MT tendo como tema principal “AMBIÊNCIA NOS TERRITÓRIOS DO SUS”, com a presença da Arquiteta Consultora Matricial da PNH Ana Paula Costa. Foi realizado um intenso processo de mobilização pela Coordenadoria de Promoção da Saúde e Humanização, com reuniões e convites diretos a gestão das áreas das Secretarias de Saúde e Serviços. Com isso, tivemos uma significativa participação da Coordenadoria de Obras e Reformas da SES/MT, Setores de Arquitetura e Obras da Secretaria Municipal de Cuiabá e Várzea Grande, Engenheiros de Hospitais e Engenheiros/Arquitetos do Distrito Sanitário Indígena de Cuiabá. A CTH tem um movimento crescente que agrega a cada reunião  novos participantes e atores. As áreas técnicas SES/MT e SMS Cuiabá se fizeram presentes como Saúde da mulher, Saúde do homem, Saúde do idoso, Grupos Condutores da Rede Cegonha e Serviços: maternidades da capital.

foto_26_0.jpg

Foi debatido o conceito de Ambiência na Saúde, destacando que a “produção de espaços saudáveis e acolhedores não pode ser pensada sem a implicação e protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo de co produção de saúde”. “Ao intervir nos espaços físicos na saúde, não estamos apenas reformando e ampliando áreas, mas transformando e criando novas situações de convivência e trabalho”. Questões problematizadoras  foram trazidas para pensar o espaço nos serviços e territórios ofertando oportunidades de discussão coletiva colocando em análise os serviços Hospital Geral Universitário e Hospital Universitário Júlio Muller.

foto_19_0.jpg

Os Engenheiros e Arquitetos da Saúde no estado apresentaram inúmeros desafios a serem enfrentados: como propor mudanças em espaços tão degradados? O grupo presente avaliou que o encontro foi importante para maior conhecimento do SUS e aproximação dos gestores e trabalhadores. “Foi muito enriquecedor, vi aqui na discussão um SUS que dá certo com a implantação do Acolhimento, diz Adjane” – Arquiteto da SES/MT. “Tem muito tempo que não somos chamados para compartilhar a nossa realidade – essa experiência aqui é ímpar” relata Selma – Coordenadora de Obras e Reformas da SES/MT. Outros comentários feitos pela equipe:  “Somos parte do processo 50% é responsabilidade dos gestores e 50% tem a ver com a responsabilidade do trabalhador!” “Importante iniciativa do MS em propor a  inclusão da área de arquitetura que fica sempre a parte!"

foto_18_0.jpg

 

 

foto_28_0.jpg

A CTHMobSUS/MT produz desdobramentos com agendas no dia seguinte de apoio aos Hospitais prioritários. No dia 23/05/2014, foram realizadas Visitas Guiadas nas maternidades do Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande e Hospital Universitário Júlio Muller com Rodas de Conversas envolvendo um grupo estratégico de gestores, trabalhadores, Engenheiros e Arquitetos dos serviços da rede e da SES/MT. As rodas produziram análise e reflexão do caminho que a mulher faz desde a chegada na unidade e todo o fluxo. Temas como Ambiência, Acolhimento, Cogestão,  Inclusão do Acompanhante e Humanização do parto e nascimento foram abordados e as situações e pontos críticos identificados no caminho foram trazidas para a Roda de Conversa, como analisadores do processo e relações de trabalho.

 

img_2584_1.jpg