Roda de conversa da PNH com alunos da UnB

15 votos

unb_alunos_enf_3.jpg

 

Afinal, o que é essa tal Política de Humanização?

Estudantes dos cursos de Enfermagem e Gestão em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília participaram nesta sexta-feira, 06 de junho, de roda de conversa com os trabalhadores do Núcleo técnico da Política Nacional de Humanização, no auditório Emílio Ribas (Ministério da Saúde) em Brasília – DF.

unb_enfermagem_3.jpg

A atividade foi proposta pela professora da UnB, Anne Caroline Amorim, responsável pela disciplina de Políticas Públicas de Saúde, para que os alunos conhecessem os espaços institucionais da PNH, os processos compartilhados de trabalho e compreendessem  mais sobre experiências práticas de humanização do SUS.

unb_enfermagem_2.jpg

Pra início de conversa, as apoiadoras da PNH no Núcleo Técnico em Brasília Raquel Ritter e Georgia Silva mediaram a roda com os alunos, convocando-os a falarem sobre os motivos de estarem na universidade, e o que gostariam de saber sobre a humanização do SUS. 

unb_alunos_enfermagem.jpg

 

A partir dos anseios dos estudantes, a coordenadora adjunta da PNH Cathana Oliveira apresentou a Política Nacional de Humanização, seu histórico, princípios, diretrizes e dispositivos para qualificar o SUS. A Rede HumanizaSUS foi apresentada pela jornalista da PNH Mariella Oliveira, que incentivou os alunos a participarem da rede social da humanização. Ao final, os estudantes  receberam cartilhas e livros da PNH.

Apresentar a Política Nacional de Humanização para os futuros profissionais de saúde é uma estratégia para se construir  novos olhares sobre  os processos de trabalho no SUS, em busca de modelos de atenção e gestão  mais democráticos e solidários.

Jornalista Responsável: Sheila Souza