Fundação da ABRASME- RN movimenta o grupo virtual tecendo redes da PNH no RN

16 votos

A assembléia de Fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental -filial Rio Grande do Norte (ABRASME – RN) foi realizada dia 27 de outubro (terça-feira), às 14:30 horas, no auditório do SINDSAÚDE.
 A ABRASME-RN tem por finalidade atuar como mecanismo de articulação política de trabalhadores, usuários, familiares e pesquisadores da área de saúde mental e de apoio aos trabalhadores da área de saúde, através do incentivo à formação, ensino e pesquisa em saúde mental. Para tanto, pretende favorecer a conexão entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa e os serviços de saúde mental, para o fortalecimento e ampliação do diálogo entre estes e a sociedade no Estado. Além disso, pretende consitui-se como entidade de fortalecimento da participação política e do controle social com base na troca de idéias, no debate, no enfrentamento de problemas emergentes no campo, no planejamento e execução de ações que são demandas na realidade da saúde mental da nossa região, de modo a produzir interferências importantes no campo da atenção, na cultura e em setores direta e indiretamente vinculados ao campo.


 A ABRASME-RN consistirá, portanto, num espaço de articulação entre os diferentes atores do campo da saúde mental, contando com membros de diferentes segmentos da sociedade e constituindo-se de modo aberto a todos os interessados no campo da saúde mental.


A assembléia de Fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental -filial Rio Grande do Norte (ABRASME – RN) foi realizada dia 27 de outubro às 14:30 horas, no auditório do SINDSAÚDE com participação de gestores, trabalhadores, usuários, familiares e pesquisadores e vem provocando um forte movimento no grupo tecendo redes. Confiram alguns depoimentos a seguir:
“Gostaria de partilhar com todos vocês a minha alegria de  poder  me articular e fortalecer um movimento de luta  que acredita que as pessoas com sofrimento mental têm direito a vida! Direito a circular pela cidade sem precisar ser rotulado, negado! Que possam ser simplesmente acolhidos em qualquer lugar dos serviços de saúde, nos pronto atendimentos da cidade, nos hospitais gerais, nas unidades básicas de saúde, que não tenham como opção  lugares destinados a segregação. Espaço esse que conheci tão de perto quando por muitos anos acompanhei algúem! Alguém que tantas vezes precisei comprar os guardas para visitar,dar um banho, cortar suas unhas,  levar uma alimentação digna! Alguém que muitas vezes encontrei preso numa cela suja, cama de cimento, como se fosse um bicho! Sem seus  óculos, seus livros,suas roupas, sempre barrados na entrada a cada internação. Internações ess as interrompidas graças a coragem de uma mãe que assinando um termo de responsabilidade dizia não a máfia dos donos de hospitais psiquiátricos e as sucessivas internações. Portanto, peço licença a todos para oferecer o dia de fundação da ABRASME a esse alguém, que hoje tem 50 anos e muitas histórias de luta para contar, o meu querido irmão Marcelino” (Silvana, psicóloga da rede básica, participante do grupo tecendo redes RN).
“O Ministério Público Estadual, através das Promotorias de Saúde de Natal, identificando as dificuldades para o processo de ampliação da rede CAPS em Natal (embora as recentes discussões tenham trazido novo ânimo e esperança nesta área), mas com o propósito de contribuir para esta consolidação, levou à Comissão de Saúde da Câmara Municipal a proposta de realização de uma audiência pública com foco prioritário na ampliação da rede CAPS em Natal.
Esta iniciativa teve por fundamento a necessidade de buscar articulação com a Câmara, que apreciará qualquer projeto de lei de criação de cargos, e também envolver ainda mais seus representantes, inclusive para poderem interceder junto à Prefeita para que esta proposta caminhe. Temos termos de ajustamento de conduta firmado com o Município, algumas ações judiciais, mas é preciso que haja vontade política.
A audiência será realizada no dia 09 de novembro de 2009, às 9h, na Câmara Municipal de Natal.
Todos estão convidados a participar desta discussão voltada a ampliação da rede CAPS em Natal, com vistas a identificar encaminhamentos concretos.”
Elaine Cardoso (promotora, participante do grupo tecendo redes RN)
  Visite o blog da ABRASME-RN

https://www.cadesualoucura.blogspot.com/