O SUS funciona sim Senhor(a)!!!Obrigado USF Dona Sinhazinha por todo acolhimento HUMANIZADO! E ao HUSE? desejo mais humanização

23 votos

download.jpg  download_1.jpg

Estava com saudades e ansiosa para retornar a escrever na Rede HumanizaSUS, espaço tão humanizado onde me sinto muito bem e acolhida!

Ao contrário do que dizem por ai sobre os postos de saúde as Unidades Saúde da Família eu passei por momentos onde só tenho a agradecer a minha USF Dona Sinhazinha por todo o acolhimento! Eu tenho orgulho de ser usuária do SUS.
Tudo começou quando meu irmão Pedro esteve com uma febre que parecia interminável, que durara 10 dias, à partir daí me responsabilizei pelo caso, e trouxe ele de Arapiraca – AL para o meu AP em Aracaju – SE. E aos meus cuidados, a luta começou. O primeiro passo foi levar na minha Unidade Saúde da Família Dona Sinhazinha que o atendeu de imediato. Sabe quanto tempo durou a primeira consulta?  Durou uma 1:20 hs (uma hora e 20 minutos). Isso mesmo!  O nosso competentíssimo médico Dr. Gilberto, (médico humanizado e admirado por todos os usuários) atendeu com muito cuidado, examinou, perguntou, anotou e passou uma bateria de exames… Uma verdadeira investigação, em média uns 60 exames… Sai do consultório mais tranquila.
Ao contrário do que dizem do nosso SUS observe como aconteceu: Lá mesmo na UBS conseguimos marcar todos os exames básicos…E começamos a fazer no dia seguinte e recebemos o resultado em apenas 3 dias. Incrível mais é verdade! Aqui na UBS Dona Sinhazinha o SUS acontece de verdade!
Na semana seguinte, fizemos uma ultrassonografia abdominal total (particular), onde foi diagnosticado um tumor no pâncreas. Foi um susto!!! E a febre continuava…
Veio um danado de um diabetes, que foi acompanhado pela equipe da minha USF passo a passo… A minha USF foi e é minha segunda casa, lá, nós somos uma verdadeira família. As idas ficaram constantes na USF Dona Sinhazinha, ou melhor, estávamos lá praticamente todos os dias… Medir glicose de jejum e voltar depois do almoço com intervalo de 2 horas para medir de novo. Até que comecei a aplicar em casa… Me recorri a minha amiga Débora Aligieri, onde recebi todo apoio e orientação e muita força! O difícil foi aprender a aplicar insulina nele 2 vezes por dia. Débora me orientou para treinar em uma laranja, meu professor e psicólogo me orientou em treinar no frango… Enfim consegui…
Em seguida veio uma tal de icterícia (olho amarelo, xixi laranja, pele amarela), e agora? E aqui no Apartamento foram dias difíceis… Mais muito esperançosos… A febre continuava…
Um dia ele começou a tremer muito, muito mesmo. Liguei pra Samu 192 e me orientei com o médico de plantão. Entre cobertores e remédio de febre, rapidamente chegou a 40 graus… Nossa! Fiquei impressionada! A febre baixou e a luta continuou… Idas e vindas a Unidade, e mais exames eram realizados… A febre chegou a 28 dias…
Sempre muito bem acompanhado pelo Dr. Gilberto, Dra. Iziane, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, chegou o momento de internar no HUSE… Muito receosa,  confesso! Mesmo tendo consciência como cidadã brasileira, e está escrito na art. 196 da Constituição Federal, “a saúde é direito de todos e dever do Estado”.
No Hospital foi um outro momento… O Hospital João Alves Filho é um dos projetos mais admiráveis que já vi. Prédio climatizado, equipes treinadas, de uma “rotina hospitalar” que funciona de verdade, mas, deixa a desejar justamente pela “rotina diária” e falta de HUMANIZAÇÃO de alguns profissionais da saúde. Falta aquele olhar humanizado mesmo!
Resumindo posso dizer que o SUS na realidade, para dar certo no Brasil, tem que minimizar os equívocos existentes como: Má administração, falta de interesse e principalmente falta de humanização. De uma coisa eu tenho certeza, quando a gente quer fazer bem feito a gente faz… A luta por um SUS que dá certo no Brasil com o foco na saúde do usuário, tem que ser constante, por que qualquer ação por menor que seja, que eu, você , possa fazer em benefício do SUS hoje, pode ser um fruto no futuro pros meus filhos, netos, familiares e amigos… E tem muito, muito a fazer… A luta é gigantesca!
Fecho com uma pergunta feita ontem no evento sobre o SUS na minha faculdade e você pode transferir para outras realidades. O meu professor psicólogo André Mandarino indagou: “Cadê o Psicólogo dentro do Hospital? Mas na verdade a pergunta é: Cadê o Psicólogo dentro de cada ser humano?” Ele falava do olhar de um sujeito, como um todo e não fragmentado…

Será que nos hospitais precisaria de mais humanização + biopsicossocial?
Temos muito o que fazer e lutar por um SUS que dá certo no Brasil /Saúde do Usuário! Eu não vou esquecer o que passei e o que vi! Eu não vou desistir nunca de lutar!!

Eu quero agradecer aos familiares e amigos e principalmente o carinho dos amigos da Rede HumanizaSUS… Nunca vou esquecer!! Adoro vocês!

 

Marcia Meirellys- Usuária apaixonada pelo SUS – Aracaju-SE