À convite da Pastoral da Saúde

15 votos

imgp0009.jpg

Em 24/05/14 realizamos um encontro com aproximadamente 30 agentes da Pastoral da Saúde da Brasilândia, SP, para conversar sobre as questões da saúde da região.

Foram apresentados alguns princípios e diretrizes prioritários do SUS e da PNH, como a necessidade de democratizar as gestões de cada instância do sistema e para isso a população precisa participar ativamente dos conselhos gestores da unidade de saúde que frequenta e/ou dos conselhos municipais e estadual de saúde para que as vozes dos usuários sejam escutadas e colaborem na melhoria da atenção.
Outra questão elencada foi o acolhimento nas unidades de saúde, contar tudo o necessário para que o profissional entenda o que acontece com o usuário, qual é o sofrimento, quando começou, se tentou alguma terapêutica tradicional para melhorar… e ficar tranquilo, porque será atendido de acordo com uma classificação de risco pela que todos passamos para determinar a urgência do atendimento.
O direito à visita aberta e ao acompanhante nas internações também foi um tema que circulou na roda. Garantia da Carta de Direitos dos Usuários do SUS, precisa ser respeitado por todos nós e mais ainda se for idoso, esse direito também está explicitado no Estatuto do Idoso.

No debate os agentes trouxeram exemplos de autoritarismo em algumas unidades de saúde da região, da negativa ao atendimento quando o usuário esquece a carteirinha do SUS, do cartaz sobre ´desacato à autoridade´que ainda se exibe na saúde pública, mas também falaram das lutas dos vizinhos do bairro que conquistaram mais uma unidade de saúde e da necessidade de "ir atrás dos direitos de cidadania" que temos legitimados em uma democracia.

E assim seguimos andando…

imgp0012.jpg