Secretaria promove campanha “Gentileza no Namoro”

15 votos

No mês de junho, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma campanha para promover a gentileza no namoro com as ações coordenadas e sugeridas para mobilizar a população e evitar a violência nos relacionamentos. O destaque é para o lançamento do vídeo Nossas Verdades, produzido pela Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde (Rap da Saúde). A narrativa aborda o tema da sexualidade de forma direta e sem preconceitos e é um ótimo ponto de partida para o debate sobre gentileza no namoro.
O Rap da Saúde também vai promover atividades em unidades de saúde, escolas e outros espaços
públicos. São esquetes teatrais, rodas de conversa, debates e ações como o Camelô Educativo. Nas redes sociais online, a hashtag #gentilezanonamoro marca as postagens sobre a campanha. Quem quiser pode postar e compartilhar fotos sobre o tema e, também, o laço verde da gentileza no namoro, símbolo da campanha.

lac3a7o-da-gentileza-no-namoro1.jpg

“A violência no namoro tem impactos para a saúde e pode gerar consequências como baixa autoestima,
depressão, consumo de álcool e outras drogas e relações sexuais desprotegidas. Desfazer o tabu e conversar sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer nos relacionamentos é a melhor forma de prevenir e enfrentar o problema. Por isso, a ideia é promover reflexões e ações sobre a importância do cuidado e da gentileza para a construção de relações pessoais mais saudáveis”, ressalta a coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMS, Viviane Castelo Branco.

Artigo publicado na revista científica Scielo no final de 2013 apontou que nove em cada dez adolescentes de dez capitais brasileiras afirmaram praticar ou sofrer violência no namoro. O estudo foi realizado pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves) da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Foram pesquisados 3.200 estudantes de 104 escolas públicas e privadas com idades entre 15 e 19 anos.

Agressões verbais, provocações, ciúmes e beijo ou toque sexual forçados fazem parte dos tipos de violência utilizados. As meninas são as maiores agressoras e também as maiores vítimas de violência verbal. Em termos de violência sexual, os rapazes são os maiores agressores – 49% dos homens relatam praticar esse tipo de agressão.

Fonte: SMS