Que o SUS possa bater como um “tambor” em nossos corações…

15 votos

Peço um pouco a atenção de vocês para assistir esse vídeo "A Menina e o Tambor", compartilhado pela querida Luciane Régio em seu face que, diga-se de passagem, me chamou muito a atenção. Se você assistir você vai entender o porque, que escrevi esse texto e saiba também o porque que desejo que o SUS possa TOCAR COMO UM TAMBOR em nossos corações!

O SUS que queremos é de ações dignas, em um projeto de construção, onde o usuário possa ao longo do tempo, ouvir o "coração do SUS", seja do ponto de vista do usuário, do profissional de saúde, quer seja funcionário da saúde.

Interessante seria exercitar a humanização, o "olhar" diferenciado.  A minha esperança é que o meu, o seu coração, possa pulsar na construção de um "SUS que dá certo no Brasil", e que as pessoas possam ter participação social, e nas políticas públicas, e isso implica no cuidado de fazer conscientemente, onde o bem um para o outro,  possa ser exercitado como uma construção, tijolo em tijolo a cada dia.

O prestar atenção nos detalhes pode fazer um SUS diferente e acolhedor. A partir do momento que cada um possa enxergar o usuário do SUS como se cada pessoa fosse única, dar "GARANTIA DO CUIDADO" "GARANTIA DO ACOLHIMENTO" a cada cidadão brasileiro, a cada pessoa individualmente, nessa lógica, seja na Atenção Básica, seja nos hospitais, nos PSFs, seja no novo programa do Governo Federal (Home Care)"Cuidado em Casa", O NOSSO CORAÇÃO VAI BATER COMO UM TAMBOR NA CONSTRUÇÃO DE UM SUS QUE DÁ CERTO NO BRASIL, onde acolher e respeitar as diferenças, seja primordial nesse contexto.

Marcia Meirellys – Militante e usuária do SUS com muito orgulho – Aracaju-SE

 

 

 

 

Marcia Meirellys – Militante e usuária do SUS com muito orgulho – Aracaju-SE