I Encontro Estadual do Método Canguru

18 votos

Todos os esforços são feitos pela direção do Hospital e Maternidade Marly Sarney e pelas equipes que trabalham na UTIN, UCIco, UCIca para cumprir as determinações do Ministério da Saúde no que tange aos serviços destinados aos bebês.

Vantagens do Método Canguru

  • Aumentar o vínculo mãe-filho;
  • Menor tempo de separação mãe-filho, evitando longos períodos sem estimulação sensorial;
  • Estímulo ao aleitamento materno, favorecendo maior frequência, precocidade e duração;
  • Maior competência e confiança dos pais no manuseio do seu filho de baixo-peso, mesmo após a alta hospitalar;
  • Melhor controle térmico;
  • Menor número de recém-nascidos em unidades de cuidados intermediários,devido à maior rotatividade de leitos;
  • Melhor relacionamento da família com a equipe de saúde;
  • Diminuição de infecção hospitalar;
  • Menor permanência hospitalar.

PORTARIA Nº 930, DE 10 DE MAIO DE 2012

" Define as diretrizes e objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave e os critérios de classificação e habilitação de leitos de Unidade Neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

CAPÍTULO II
DA ORGANIZAÇÃO DOS LEITOS DE UNIDADES NEONATAL

Art. 5º A Unidade Neonatal é um serviço de internação responsável pelo cuidado integral ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, dotado de estruturas assistenciais que possuam condições técnicas adequadas à prestação de assistência especializada, incluindo instalações físicas, equipamentos e recursos humanos.

§ 1º As Unidades Neonatal devem articular uma linha de cuidados progressivos, possibilitando a adequação entre a capacidade instalada e a condição clínica do recém-nascido.

§ 2º Os recém-nascidos que necessitem dos cuidados específicos de Unidade Neonatal e que se encontrem em locais que não disponham destas unidades devem receber os cuidados necessários até sua transferência para uma Unidade Neonatal, que deverá ser feita após estabilização do recém-nascido e com transporte sanitário adequado, realizado por profissional habilitado.

Art. 6º As Unidades Neonatal são divididas de acordo com as necessidades do cuidado, nos seguintes termos:

I – Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN);

II – Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN), com duas tipologias:

a) Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo); e

b) Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Art. 7º O número de leitos de Unidades Neonatal atenderá ao seguinte parâmetro de necessidade populacional: para cada 1000 (mil) nascidos vivos poderão ser contratados 2 (dois) leitos de UTIN, 2 (dois) leitos de UCINCo e 1 (um) leito de UCINCa.

§ 1º A UCINCa somente funcionará em unidade hospitalar que conte com UCINCo, de forma anexa ou como subconjunto de leitos de uma UCINCo.

§ 2º O conjunto de leitos de Cuidados Intermediários (UCINCo e UCINCa) será composto de 2/3 de leitos de UCINCo e 1/3 de UCINCa.

Art. 8º Para novos estabelecimentos de saúde que disponham de maternidade e que possuam também UTIN ou UCIN é obrigatória a previsão, no projeto arquitetônico de sua área física, de alojamento para as mães cujos recém-nascidos estiverem internados em UTIN ou UCIN, de forma a garantir condições para o cumprimento do direito do recém-nascido a acompanhante em tempo integral.

Art. 9º Serão habilitadas pelo Ministério da Saúde as novas Unidades Neonatal, bem como as já existentes que se adequarem aos requisitos desta Portaria.                   

Nosso cotidiano hospitalar – Hospital e Maternidade Marly Sarney – UTIN, UCINco UCINca

casal_uti.jpg

Importância da presença dos pais na recuperação do bebê

pai_canguru.jpg

dscf7441.jpg

maes_canguru.jpg

Mães Canguru – janeiro de 2014

dscf7414.jpg

dscf7420.jpg

profissionais.jpg

Equipe –  UTIN, UCIco, UCIca

grupo_de_tecnicos.jpg

Equipe Enfermeiras e Técnicos de Enfermagem

dscf7408.jpg

Médicos, enfermeiros, psicóloga

dscf7409.jpg

Dr. Frederico Barroso – Diretor Geral do HMMS, Thiciana Farah – Diretora Administrativa do HMMS, Dr. Aristides Bittencourt – Coordenador da Pediatria e equipe técnica – neonatalogistas, enfermeiras, psicóloga   

dscf0650_0.jpg

A presença dos Apoiadoras do Ministério da Saúde e da rede estadual fortalece e incentivas novas ações e propostas de melhoria. A realização do I Encontro Estadual do Método Canguru é fruto deste trabalho coletivo

    dscf0244.jpg  dscf0245_0.jpg  dscf0243_0.jpg

                                           À esquerda Drª Zeni Lamyr e a Assistente Social Ana Lucia Nunes  

dscf0253_0.jpg

dscf0257_0.jpg

Da esquerda para a direita:

Enfermeira Graça Lima – Apoiadora Institucional da Rede Cegonha/MS para o Hospital e Maternidade Marly Sarney/HMMS e Hospital Universitário Universitário Materno Infantil/HUMI

Drª. Marivanda Goudard  – Coordenadora Estadual do Método Canguru e Coordenadora do UNCIco, UNCINca do Hospital e Maternidade Marly Sarney/HMMS

Drª Marynea Vale – Referência Estadual para o Método Canguru e Chefe do Serviço de Neonatalogia do Hospital Universitário Materno Infantil/HUMI em São Luis/Ma  

Drª Zeni Lamyr – Coordenadora Nacional do Método Canguru / MS 

Assistente Social Ana Lucia Nunes – Apoiadora do MS para a Área da Criança no Maranhão 

O I Encontro Estadual do Método Canguru foi realizado nos dias 05 e 06/06/2014, no auditório do Hospital e Maternidade Marly Sarney. Vários profissionais (tutores e gestores) estiveram presentes 14 municípios: Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Caxias, Coroatá, Codó, Coelho Neto, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Santa Inês, São Luis e Timon. 

dscf0352.jpg

dscf0248_0.jpg

Drª  Marivanda Goudard / HMMS expressou sua expectativa quanto a realização do I Encontro Estadual do Método Canguru, considerando que: “A cada ano nascem, em todo o mundo, cerca de 20 milhões de bebês prematuros e de baixo peso”. Disse que "aproximadamente um terço destas crianças morrem antes de completar um ano de vida. 

No Brasil, a mortalidade neonatal, ou seja, quando o bebê morre antes de completar 28 dias de vida, ainda é responsável pelas altas taxas de mortalidade infantil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. O Ministério da Saúde incorporou a Política do Método Canguru, buscando trabalhar com a visão de um novo paradigma: a atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso também aos seus pais e a sua famíliaPara que os serviços adotem o Método Canguru é necessária uma adequação que permita o acesso livre dos pais do bebê internado, uma equipe treinada para esse acolhimento e incentivo ao aleitamento materno e estímulo ao contato pele a pele de forma precoce. Necessário também que haja um compromisso de acompanhar esses bebês após a alta hospitalar até que completem 2,5 kg, ou seja, quando superarem o baixo peso do nascimento.

A Maternidade Marly Sarney, em novembro de 2013, recebeu do Ministério da Saúde, o título de Referência Estadual do Método Canguru. Neste I Encontro o objetivo é trocarmos experiências e fazendo um diagnóstico situacional da adesão ao Método por estes serviços. É o Encontro com os Tutores Estaduais, que são capacitados para disseminar o Método Canguru em suas unidades neonatais. “Esperamos que seja um encontro enriquecedor e que possa direcionar nossas próximas atividades em prol da disseminação do Método no nosso Estado”

dscf0351_0.jpg

dscf0249_0.jpg

dscf0350_0_0.jpg

Presença da Apoiadora Temática da Rede Cegonha/MS para o MaranhãoBenta Lopes

dscf0247_0.jpg

A reunião do Grupo Condutor Estadual, Rede Cegonha e Ministério da Saúde realizou-se no dia 06/06/2014 com a participação de 25 gestores estaduais no período das 11h:40 às 13h35, na Sala de Reuniões do Hospital e Maternidade Marly Sarney.

dscf0349_1_0.jpg

Inscrição de Tutores e Gestores para o I Encontro

dscf0354_0.jpg

Da Esquerda para a direita:

Enfermeira  Solange Teixeira – Coordenação de Enfermagem do UCINco e UCIca do Hospital e Maternidade Marly Sarney/HMMS e Assistente Social Ana Lucia Nunes – Apoiadora Ministério da saúde para a Área da Criança no Maranhão   

______________

Dra Marivanda Goudard – fala sobre o objetivo do I Encontro Estadual do Método Canguru

Fisio Nilva Graziela Smanioto – Supervisora de Reabilitação do HMMS – membro da equipe organizadora do I Encontro forneceu dados referente aos municípios  

Silvia Leite – Fotos