Apoio institucional:conheça os primeiros artigos científicos aprovados pela revista Interface em parceria com a PNH

16 votos

interface.jpg

 

A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde (PNH), em parceria com a revista Interface:Comunicação, Saúde, Educação, prepara um Suplemento Temático da Interface sobre o "Apoio Institucional".

Pesquisadores, acadêmicos, professores, gestores, trabalhadores e usuários do SUS que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde, submeteram dezenas de artigos sobre o tema, e os primeiros aceitos para publicação já podem ser visualizados no site do Scielo e no fim deste post. 

Nos quatro artigos já disponibilizados, os temas contemplam a dimensão do apoio institucional relacionada à cogestão, aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família( NASF), a experiência da PNH com o Plano de Qualificação das Maternidades e à saúde mental.

O Suplemento busca  ampliar o debate  teórico, metodológico e dar visibilidade às práticas de apoio institucional no SUS, além de contribuir para a reflexão crítica no âmbito da produção acadêmica, no campo da Saúde Coletiva.

A análise e aprovação dos manuscritos seguem normas da revista Interface, e em breve será publicada a versão completa do suplemento. 

Clique nos links abaixo para ler em primeira mão os artigos já aprovados. 

Apoio institucional e cogestão: a experiência da Política Nacional de Humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal (DF), Brasil

Autores – Maria Elizabeth Mori ; Olga Vania Matoso de Oliveira 

      —

O apoio institucional como uma das faces da função apoio no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): para além das diretrizes

Autores – Renata Heller de Moura;  Cristina Amelia Luzzio

 —-

Apoio institucional como fio condutor do Plano de Qualificação das Maternidades: oferta da Política Nacional de Humanização em defesa da vida de mulheres e crianças brasileiras
Autores – Michele de Freitas Faria de Vasconcelos; Catia Paranhos Martins; Dagoberto de Oliveira
 Machado

    —–

 Gestão em rede e apoio institucional: caminhos na tessitura de redes em saúde mental no cenário regional do Sistema Único de Saúde (SUS)
Autores – Aline Barreto de Almeida; Geovani Gurgel Aciol
i