Projeto de Intervenção – Grupo Girassol – UBS de Vale do Sol/Parnamirim-RN

8 votos

O Projeto de Intervenção foi realizado pelos doutorandos Ana Carolina Bezerra Dantas Fabrício, Gabriela Bezerra de Freitas Diniz, Marcela Naiara Santos da Cunha, Rayana Karla Pereira de Vasconcelos, do 12º período do curso de medicina da Universidade Potiguar – UnP, sob a preceptoria de Dra Leiliane Duarte de Almeida, médica, e orientação dos professores Dr. Thiago G. Trindade, médico, e Karla Simone Lisboa Maia Damião, cirurgiã-dentista, como atividade do internato de Saúde da Família. As atividades referente ao projeto foram realizadas no município de Parnamirim, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vale do Sol, englobando todas as microáreas daquele bairro.

1. APRESENTAÇAO

A população idosa tem aumentado no Brasil. Estudos indicam que a população mundial tende a ter uma crescente expectativa de vida. A diminuição da mortalidade e da fecundidade juntamente com o desenvolvimento tecnológico na área da saúde foram fundamentais neste processo de envelhecimento mundial.
A Síntese de Indicadores do IBGE 2005 aponta que a população idosa no Brasil corresponde a 9,9% da população. A tendência de crescimento dessa parcela da população é nítida nas duas últimas décadas, a estimativa é que em 2025 o Brasil seja o sexto país mais envelhecido do mundo, com uma média de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representará 15% da população nacional (IBGE, 2005).
Entretanto ainda não estamos prontos para dar a assistência necessária aos idosos. Paradoxalmente, nossa sociedade envelhecida desvaloriza e exclui o idoso. As práticas, a cultura e o saber construídos ao longo do tempo, transmitidos entre as gerações perdem o valor diante do saber instantâneo, adquirido nos meios de comunicação e na internet.
É imprescindível uma sensibilização da sociedade para que reconheça a velhice como uma fase da vida que requer a concretização de direitos sociais específicos a esta fase, bem como a manutenção da autonomia e da cidadania do idoso.

2. JUSTIFICATIVA

No decorrer do estágio, detectou-se uma alta demanda na faixa etária acima de 60 anos, revelando a necessidade de uma intervenção direcionada para este público. É sabido que a maioria dos idosos é capaz de manter seu vigor físico, suas atividades mentais e sociais, tendo a capacidade para atuar na comunidade e transmitir seus saberes e experiências para outras pessoas. Diante do exposto, percebeu-se a importância da reativação do grupo de idosos da UBS de Vale do Sol, Parnamirim-RN, a fim de promover educação e saúde e integração biopsicossocial para esta população especifica.

3. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL

Propiciar a quebra do isolamento social e do abandono da pessoa idosa, promovendo a saúde psicossocial bem como melhorar seu desempenho físico e intelectual.

3.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Reimplantar grupo de idosos na UBS;
• Promover saúde biopsicossocial do idoso;
• Quebrar padrões de conformismo e passividade;
• Resgate da autonomia e cidadania do idoso, incentivando a reivindicação de seus direitos;
• Contribuir para o aumento da auto–estima, qualificação, satisfação e realização do idoso;
• Apoiar iniciativas de controle social garantindo a implementação de medidas que visem à melhoria da qualidade de vida do idoso. 

4. METODOLOGIA

Os pacientes idosos serão convidados a participar de palestras educativas em que serão apresentados temas prevalentes e de interesse nessa faixa etária, como, por exemplo: depressão, atividade física e sexualidade na terceira idade. Além disso, participarão de caminhadas, de atividades manuais e passeios com fins recreativos.
    Segue abaixo o cronograma:

sem_titulo.png

5. CONCLUSÃO

Em virtude do choque de horários, uma vez que houve mudança na reunião semanal curricular do curso de Medicina, da segunda para quarta-feira, além dos treinamentos ministrados pela Secretaria de Saúde que também englobaram as quartas-feiras, não foi possível efetivar o projeto de intervenção proposto, de forma que este será iniciado pela equipe de saúde e pelos alunos oriundos do 11º período no segundo semestre de 2014.

6. REFERÊNCIAS

1. Psycholinguistic and social psychological components of communication by and with the elderly. Language & Communication, Vol. 6, No. l/2, l-24, 1986.
2. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Plano de ação internacional para o Envelhecimento, 2002 / Organização das Nações Unidas; tradução de Arlene Santos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2003.
3. IBGE. Síntese de indicadores 2005. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2005.
4. Secretaria Especial dos Direitos Humanos / Conselho Nacional do Idoso. Plano Internacional para o Envelhecimento. Brasília, 2003.