PROJETO DE INTERVENÇÃO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NALVA MARIA O. BEZERRA

10 votos

101987152.jpg

APRESENTAÇÃO
O projeto de intervenção como o próprio título alude, fundamenta-se no pressuposto da pesquisa/ação. Tem como base a ideia de uma relação entre pesquisa e ação, supondo ainda que a pesquisa deve ter como função a transformação da realidade da região.
Nosso grupo, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nalva Maria O. Bezerra/Bairro de Pium foi orientado pela Dra. Fabíola R. Wobeto Demari e composto pelos doutorandos: Arthur Viana Freitas Costa, Josenilda do Socorro Vieira Gomes de Oliveira, Karla Priscila Freitas de Lima, Leopoldo José Vieira de Figueiredo e Vanessa Viana Freitas Costa.
Nosso projeto consiste na incorporação de folhas de prontuários juntamente com espelhos de exames médicos, organizados e atualizados de acordo com as vivências dos outros estágios nas demais instituições, ao longo de todo o curso de medicina, o Hospital Giselda Trigueiro é um grande exemplo para esta comparativa. 
JUSTIFICATIVA
A nossa realidade, na região em questão foi a UBS de Pium, onde estagiamos em um período de 10 semanas, fazendo atendimentos médicos abrangentes em todo o âmbito da saúde primária. Um dos grandes déficits foi encontrado facilmente, sem necessidades de grandes pesquisas averiguatórias: encontrado no nosso pequeno serviço, como grande parte dos outros nosocômios, foi a falta da organização da informação dos prontuários. A estrutura desses documentos não foi feita para facilitar a logística dos atendimentos diários, onde muitas vezes o médico perde alguns minutos na busca de alguns dados como exames realizados pelo paciente, comorbidades e informações sobre as medicações em uso.
OBJETIVOS GERAIS
Com o propósito de contribuir para a reorganização da prática da informação e estabelecer um novo processo de trabalho, visando a melhoria da atenção primária a saúde, sendo assim, todos são beneficiados.
Para os pacientes, os registros e o atendimento será mais seguro e eficiente, principalmente quando houver necessidade de transferência de setores, de especialidades ou nos casos de re-internação, uma vez que permite o resgate do histórico dos atendimentos anteriores; As anotações podem dispensar ou simplificar interrogatórios e exames complementares, reduzindo o custo do atendimento e tempo de permanência no serviço de saúde, e por fim representa, para o usuário, grande instrumento de defesa, em caso de possíveis prejuízos e de reivindicação de direitos perante o profissional, o serviço de saúde e os poderes públicos.
Para a equipe de saúde: a informação deve estar legível e sistematizada, uma vez que o prontuário é um documento de interação a vários profissionais e que demonstra o padrão do atendimento prestado. Este prontuário organizado também permite o conhecimento dos casos, dos antecedentes, dos contatos e das patologias pregressas e, finalmente, é um documento de suma importância no estudo epidemiológico, avaliando incidência e prevalências, morbidade e mortalidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fazer a implementação de duas folhas-padrão para todos os pacientes, a primeira é referente a um modelo completo de prontuário, que contém informações relevantes que não constavam anteriormente e a outra é referente a um espelho de exames, que tem o objetivo de organizar as informações registradas, sendo facilmente encontradas e com a possibilidade de permitir um seguimento mais especifico e aliando a comparação das informações.
METODOLOGIA
Primeiro constatamos a problemática já supracitada. Reunimos a equipe para discutirmos a ideia, composta por nós doutorandos, nossa preceptora Dra. Fabíola, a diretora UBS, Delva,  a enfermeira Chris e as técnicas de enfermagem. Após confirmada a aderência as novas fichas pelos membros da ESF, iniciamos a construção das mesmas, impressão e início da utilização nos atendimentos diários, há  01 mês.
RESULTADOS
Atingimos os objetivos o qual buscávamos. Principalmente, otimizar o tempo de atendimento médico, além de  conseguir fazer um seguimento dos exames laboratoriais, fazendo uma comparativa dos exames pregressos, muito útil na avaliação de comorbidades como Diabetes Mellitus por exemplo, nos perfis de avaliação glicêmica. Enfim, os objetivos foram relatados aqui neste artigo foram um sucesso.
CONCLUSÃO
Concluímos que a partir de uma boa sistemática e logística de informação, é possível otimizar o tempo das consultas médicas, chegar mais rápidos aos diagnósticos e ser mais eficiente nas condutas.