CiberEspasus!

16 votos

 

ciberespasus_no_ar.jpg

A ocupação do território virtual por quem milita no campo da saúde foi tema do debate no Programa ESPASUS que foi ao ar hoje ao vivo pela internet no site da TVT https://www.tvt.org.br.

RedeHumanizasus, Comunidade de Práticas e Blog sobre saúde são espaços virtuais da internet que se propõem a colocar em pauta a defesa do SUS, sendo, além de espaço de divulgação, um espaço de construção e fortalecimento das Políticas Públicas na área da saúde.

Com a mesma diretriz de inclusão dos envolvidos no processo de produção do cuidado e gestão do SUS, base conceitual da Política Nacional de Humanização, estes espaços atuam de modos diferentes, mas ao mesmo tempo complementares, seja na perspectiva do usuário do sus, dos trabalhadores do sus ou da gestão da saúde.

Débora Aligieri abordou a questão de como o usuário em seu papel também de controle social tem que ir além de suas reinvidicações pessoais e passe a atuar como um defensor do sistema público de saúde no que se refere aos princípios da universalidade, equidade e integralidade.

Ricardo Teixeira nos trás a perspectiva da àgora, que representa a RedeHumanizasus no espaço virtual, onde as expressões desde comunicação, debate, troca de experiências ocupam o ciberespasus promovendo um diálogo entre trabalhadores, gestores e usuários do SUS.

Thiago Petra acrescenta a importância de levar o debate ao âmbito da formação dos profissionais de saúde pela troca de experiências proporcionada pela Comunidade de Práticas.

Rico debate!

Grande marco na saúde brasileira!

Em breve estará disponível para rever no site da TVT !