Debate sobre o Dia Internacional da Luta contra o Uso e Tráfico de Drogas

12 votos

drogas.jpgInstituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a data visa ajudar e sensibilizar as pessoas a tomarem consciência dos efeitos nocivos do consumo destes produtos.

O Comitê UESPI quer saber a sua opinião sobre de que maneira o governo, os profissionais e a sociedade de um modo geral, deve se comportar diante dessa problemática.

"Pensar e propor políticas mais integradas, mais humanizadoras, que considerem os sujeitos de uma forma global, considerando-os sujeitos de direitos e deveres, tem propiciado abordagens mais inovadoras e coerentes ao paradigma dos direitos humanos quando a situação demanda a atuação em contexto de uso abusivo de drogas. No contraponto da marginalização, o acolhimento; no contraponto da punição, a educação; no contraponto da marginalização, o acesso aos bens socialmente produzidos; no contraponto do preconceito e da discriminação, a cidadania".

"Usuários deveriam ser presos! Eles são os maiores financiadores do tráfico. Se houvesse punições mais severas, os índices de consumo e consequentemente de criminalidade diminuiriam. Porque tratá-los como doentes quando na verdade eles tem o livre arbítrio? Conheço pessoas que começaram nessa vida por opção, por achar que ia ser dono do mundo. Pouco tempo depois eles passaram a ser moradores de rua e tornaram-se delinquentes".

Antes de dar sua opinião, aconselhamos que procure pesquisar um pouco sobre assunto. Existem muitos sites interessantes!

http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/unodc/

http://www.prevencaoeacao.com.br/site/26-de-junho-dia-internacional-de-luta-contra-o-uso-e-trafico-de-drogas/

 

A página oficial do Comitê UESPI é: facebook.com.br/ifmsauespi 

Aguardamos muitos comentários na rede! 

 

Edvaldo Júnior Nogueira Leal

Coordenador Local de Direitos Humanos e Paz.