O Conselho do Dr Gilson Carvalho

15 votos

De tudo ficaram três coisas…
A certeza de que estamos começando…
A certeza de que é preciso continuar…
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar…
Façamos da interrupção um caminho novo…
Da queda, um passo de dança…
Do medo, uma escada…
Do sonho, uma ponte…
Da procura, um encontro!

(Poema de Fernando Sabino)

gilson2.jpg

Conheci o Dr Gilson Carvalho na Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina em 2011, até tirei foto com ele e tudo, mas naquele momento eu ainda não podia compreender muito sobre o que ele significava na história do Sistema Único de Saúde.

Em Março de 2012 eu fui eleito presidente do Conselho Local de Saúde Costa e Silva, as reuniões mensais eram feitas no auditório do IF-SC, onde eu cursava Gestão Hospitalar, pois assim quando a reunião terminava eu ainda conseguia assistir ao segundo período de aulas.

cls.jpg

Em Abril de 2012, o Conselho Municipal de Saúde de Joinville realizou o seminário Ser/Estar conselheiro de saúde e a importância da Capacitação/Atualização, cujo palestrante foi o Dr Gilson Carvalho.

Aprendi que o termo Capacitação está sendo substituído por Educação Permanente em Saúde, que um dia poderá ser substituído por Informação Permanente.

to_be.jpg

Durante o evento também pude aprender bastante, em primeiro lugar que o SUS está até onde a gente nem imagina…. que todo mundo usa o SUS, seja através da assistência ou dos órgãos de vigilância que inspecionam os alimentos que comemos e todos os produtos que usamos.

* sobre o que é o ser/estar Conselheiro de Saúde o Dr. Gilson Carvalho, dizia que:

O ser é aquilo que não muda, nesse caso  somos simplesmente seres humanos, isso nunca vai mudar.

tobe2.jpg

O estar são todas as posições e cargos  que ocupamos na vida… ele disse bem assim sou médico, mas um dia quando parar de trabalhar não serei mais… só continuarei sendo o Gilson, da mesma forma hoje você pode ser um conselheiro de saúde, e amanhã não ser mais…

Tentei seguir o conselho do Dr.Gilson Carvalho e durante o tempo em que eu presidi o Conselho Local de Saúde do bairro que morava, sempre tentava estimular a participação dos outros conselheiros, dividindo algumas responsabilidades, sonhos e frustrações…nem sempre eu tinha êxito.

E a minha trajetória acadêmica dentro do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar acabou atrelada ao controle social, pois foi onde eu encontrei espaço e aceitação.

banca.jpg

Meu estágio curricular obrigatório foi na Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde e o TCC apresentado foi "Análise Institucional dos Conselhos de Saúde de Joinville"

pesquisa.jpg

Neste ano o Dr. Gilson Carvalho voltou a cidade dos príncipes convidado pelo Conselho Municipal de Saúde… prova do quanto ele era atencioso com o pessoal de Joinville lembram que eu compartilhei aqui?

https://redehumanizasus.net/82502-conselho-municipal-de-saude-de-joinville-sc-trouxe-o-dr-gilson-carvalho-no-dia-07-de-abril

No início desta noite, abri outra rede social e vi que a Enfermeira Antonia Maria Grigol (Secretária da Saúde de Joinville em 2012) compartilhou uma foto do meu álbum, era a foto do evento com o Dr Gilson Carvalho, com a seguinte mensagem que eu transcrevo agora para encerrar esse post

 

gilson_0.jpg

"Fique bem Gilson Carvalho, nossa tarefa agora é implementar suas orientações, e o SUS continuará vivo, publico, com trabalhadores motivados e comprometidos com as pessoas." [frase de Antonia Maria Grigol]