5 Encontro Presencial Geral Curso SC e PR

15 votos

Querendo entrar para a história!!!!

SC e PR estão fervendo por aqui, muita mobilização em favor do SUS.

Aconteceu nestá última semana o 5 Encontro presencial geral do curso de apoiadores da PNH em Florianópolis. Iniciamos a empreitada com o encontro do colegiado gestor do curso numa perspectiva avaliativa sobre o processo com a importante colaboração do consultor da PNH Tadeu de Paula. Além do relatório analítico dos formadores, tomamos como base os instrumentos avaliativos dos apoiadores e as estatísticas do TELEDUC, bem como as freqüências dos encontros gerais e locais. Além disso a pauta teve como ponto estratégico a inclusão dos apoiadores e formadores na organização do encontro final do curso, bem como a revisão da programação do encontro sobre redes e plano de intervenção e sustentabilidade dos referidos planos tendo em vista o olhar avaliativo anterior.
Em seguida entram os formadores em cena e iniciamos o encontro do colegiado ampliado do curso retomando os pontos debatidos no colegiado gestor. Cada formador pode falar de seu processo nas UPs e na avaliação dos eventos realizados nos territórios de abrangência de cada UP e ainda sobre o processo de avaliação individual dos apoiadores.


No dia seguinte sem perder o foco iniciamos o encontro com os apoiadores numa troca de experiências entre duplas de Ups sobre os eventos realizados e perspectiva de intervenção nos processos. Depois em grande grupo um breve relato socializou as discussões.
Liane Righi nos brindou com sua fala dialogada sobre " A construção da Rede e a Sustentabilidade da intervenção". Foi um momento de muita concentração e reflexão de todo o grupo.


Já no período da tarde as UPs fizeram cada uma o desenho da rede no sentido de identificar os serviços e coletivos que são apoios potenciais à humanização em SC e Curitiba PR. Este foi considerado por todos um momento muito rico ,onde puderam não só refletir a cerca do territórios onde estão inseridos como as potencialidades existentes no mesmo.
Todos reunidos com a facilitação de Liane buscamos identificar os nós que dão sustentabilidade as redes nos estados envolvidos.


No dia seguinte Tadeu de Paula retomou com o grupo de apoiadores, formadores e colegiado gestor o tema monitoramento e avaliação, tendo como fio condutor a co gestão exercida no próprio processo e as avaliações realizadas pelos apoiadores a cerca do processo de formação em curso. Este momento possibilitou um debruçar-se sobre o processo de formação num movimento de crítica generosa buscando novos acertos, ao mesmo tempo que transformar o próprio momento avalaitivo como uma parte da formação estendendo aos processos locais de intervenção. Este momento mais que metalinguístico foi formação e intervenção, trazendo coerência e clareza ao exercício de todos.


A consultora Simone Paulon e a Apoiadora Lucia Crescente juntaram-se ao grupo para abordar o Plano de Intervenção , resgatando a proposta da PNH de formação intenvenção e ainda a Experiência vivida nas duas edições do curso de apoiadores no RS, retratando a capilarização e sustentabilidade da PNH no estado. Numa conversa afinda Simone e Lúcia não só possibilitaram um vislumbramento de uma outra realidade como também favoreceram a uma reflexão dos apoiadores de SC e PR sobre seus próprios porcessos de intervenção.


Um grupo de apoiadores foi formado durante o encontro para detalhar a estratégia de participação dos mesmos no encerramento do curso, numa perspectiva participativa e colegiada.
Esta podemos dizer que foi um bom encontro como nos diz Ricardo Teixeira.