Lula e Dona Josefa

13 votos

Não pude ir ao ABRASCÃO desta vez. Pena! Mas não achei que tivesse perdido algo tão valioso quanto este momento, de que tomei conhecimento agora e compartilho nessa Rede.

Aliás, tomei conhecimento desse acontecimento histórico através de uma outra Rede extremamente importante no campo da Saúde Coletiva brasileira, que é a Rede de Educação Popular e Saúde.

Permito-me copiar um extrato do texto do e-mail enviado à lista de diálogo da Rede de Educação Popular e Saúde pela sua coordenadora, nossa companheira Waldenez Oliveira, que contextualiza o vídeo deste acontecimento, apresentado abaixo. Outros companheiros que estiveram presentes em Recife poderão complementar as informações. Conta Waldenez:

"Na terça… na mesa composta para a visita do presidente Lula ao ABRASCÃO, estava Dna Josefa da Guia, parteira, quilombola de Sergipe. Ela era uma das convidadas de nossa Tenda (Tenda Paulo Freire). Foi uma articulação entre nós da Tenda, o Ministério da Saúde e a ABRASCO. É histórica essa mesa no Congresso de Saúde Coletiva em que temos essa diversidade.
Dna Josefa foi muito aplaudida. Falou de sua luta como parteira e da necessidade de reconhecimento dos quilombos.
Tivemos problemas com a entrada das pessoas da Tenda no auditório onde estaria o presidente, basicamente argumentou-se que não estavam inscritas no congresso. Mas estavam inscritas na Tenda, que estava no Congresso! Após algum tempo em que as pessoas tentavam entrar e os seguranças não permitiam, a entrada foi negociada com o futuro presidente da ABRASCO, Prof Fachini (RS) e por fim, liberada, não sem antes as pessoas da Tenda terem que passar por mais esta situação discriminatória.
Aproveitem para ver e ler sobre este momento da EPS no ABRASCÃO:
"

51 anos de trabalho, 5 mil partos e nenhum benefício

 

O fato foi notícia no jornal pernambucano Tribuna Popular:

Parteira rouba a cena em visita de Lula a Congresso de Saúde Pública.

Dona Josefa pediu satisfações a Lula sobre os direitos da comunidade quilombola onde vive:

Sou parteira há 51 anos, não sei ler, nem escrever e por isso não recebo nenhum tipo de benefício do estado ou da prefeitura. Eu queria perguntar ao presidente, por que depois dos cinco mil partos que já fiz eu não tenho o direito nessa terra?

 

A notícia também repercutiu no Blog do Planalto, no qual se pode ouvir a íntegra do discurso de Lula no Congresso, mas também uma entrevista em cinco partes com Dona Josefa.

Para facilitar o acesso a todos estes conteúdos num único espaço, incorporo neste post esta entrevista com Dona Josefa.

Emocionem-se!

Entrevista com a parteira quilombola Zefa da Guia (parte 1)

Entrevista com a parteira quilombola Zefa da Guia (parte 2)

Entrevista com a parteira quilombola Zefa da Guia (parte 3)

Entrevista com a parteira quilombola Zefa da Guia (parte 4)

Entrevista com a parteira quilombola Zefa da Guia (parte 5)