Projeto Sala de Espera Humanizada

10 votos

foto_3_0.jpg  foto_2_3.jpg  foto_1_6.jpg

 

SALA DE ESPERA HUMANIZADA

INTRODUÇÃO

Consideramos que humanizar significa agregar valores éticos, respeito e solidariedade ao ser humano, considerando, assim, as circunstâncias sociais, étnicas, educacionais e psíquicas que envolvem o indivíduo. Deve ser pautada no contato humano, de forma acolhedora e sem juízo de valores, contemplando a integralidade do ser humano. Acolhendo o usuário desde sua chegada, responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo sua queixa, permitindo que ele expresse suas preocupações, angústias, e ao mesmo tempo, colocando os limites necessários, garantindo atenção resolutiva e a articulação com os outros serviços de saúde para a continuidade da assistência quando necessário.
Os sujeitos da relação utilizam recursos de comunicação diferentes, o que requer comunicação, diálogo, respeito pelo outro, aceitação das diferenças, de modo a ir conformando uma relação de confiança mútua.
Pensando nisso, temos como proposta para esse Acolhimento nas Unidades de Saúde, a continuidade da Sala de Espera Humanizada, que foi implantada durante a Semana nacional de Humanização, de 07 a 11/04/2014. Sendo assim, buscamos na sala de espera uma estratégia fundamental para a promoção da saúde visando atuar sobre o conhecimento das pessoas para que elas desenvolvam a capacidade de intervenção sobre as suas próprias vidas.
Sabemos que a rotina das Unidades de Saúde é constantemente tumultuada, com excesso de usuários a espera de consultas, procedimentos, etc., e acreditamos que esse momento seja importante para esclarecer aos usuários sobre temas relevantes para conhecimento do fluxo, construção de autonomia e protagonismo de sujeitos e coletivos com co-responsabilidade, a participação e o fortalecimento do controle social e a democratização das relações de trabalho, onde os profissionais tirariam dúvidas dos usuários, possibilitando a inter-relação entre todas as pessoas, sejam elas profissionais ou pacientes.
Esse momento propiciaria também,  a experiência de viver uma diversidade de situações nas quais, mesmo diante das tensões e dos riscos nos momentos mais difíceis, é possível trilhar novos caminhos nos quais possamos demonstrar a solidariedade implicada no cuidado e a sua conseqüente humanização
Nessa perspectiva o acolhimento, é um processo contínuo e não apenas a etapa do atendimento que se dá nas portas dos serviços, embora esse primeiro momento do encontro seja estratégico para toda a relação. Permeando todos os momentos da atenção à saúde, o acolhimento deve envolver todos os profissionais e equipes nas diferentes fases e unidades em que o serviço de saúde e o cidadão se encontram.

OBJETIVO
Esclarecer ao usuário do Sistema Único de Saúde informações sobre o funcionamento dos serviços oferecidos através de educação em saúde.

METODOLOGIA
Funcionários de diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde realizam momentos  educativos com duração de quinze minutos  aproximadamente, diariamente nas várias salas de espera das Unidades de Saúde da SMS. Estas ações são  desenvolvidas com o intuito de fornecer informações ao usuário deste sistema, afim de
esclarecer suas dúvidas de forma humanizada.

RESULTADO ESPERADO
Esperamos com estas ações acolher o usuário do Sistema Único de Saúde, fornecendo a
eles uma diferenciada forma de acesso ao Sistema através de informação de qualidade, tentando assim humanizar o atendimento, sempre visando à satisfação do usuário. O desafio está em sempre buscar o momento e um espaço para educar. Neste contexto a sala de espera se mostra um local propício do início do processo de educação que começa antes da consulta médica, constituindo um espaço para passar informações relevantes ao paciente e para compartilhamento de informações com pessoas que possuam uma necessidade de saúde em comum.

Temos como proposta, alguns temas nas seguintes UNIDADES: UPA, MMT, CAIS Garavelo, CAIS Nova Era, CAIS Colina Azul e Centro Clínico
TEMAS e PROFISSIONAIS PALESTRANTES
1. HIPERDIA Profissional HIPERDIA – Thaís
2. Qualidade de vida Humanização e/ou Nutricionista – Bruna
3. Cartão SUS – Erika Rufino
4. Violência – Paula ou Mariley
5. Carta do direito dos usuários – Equipe de Humanização
6. Prevenção de Câncer de Colo de Útero e Mama – Juliana Ribeiro
7. Classificação de Risco (Urgência) – Enfermeiro da Unidade
8. TB/HANSEN – Queiliene