Conferencia de Saúde: para que e pra quem?

10 votos

 

     A Conferência de Saúde: Deveria ser o fórum que reúne todos os segmentos representativos da sociedade, um espaço de debate para avaliar a situação de saúde, propor diretrizes para a formulação da política de saúde nas três esferas de governo. Contudo isso não vem acontecendo. As mesmas deve serem realizadas de 4 em 4 anos, convocadas pelo Puder Executivo ou pelo Conselho de Saúde. É realizadas pelas esferas municipal, estadual e federal.

      No semestre passado ocorreram as conferencias de saúde do trabalhador/a, que deveriam ser para todos e qualquer trabalhador/a, 95% dos participantes eram do setor da saúde. Os trabalhador/a rurais, as empregadas domesticas, os camelô, trabalhadores autônomos, da construção civil,  e de outras categorias não foram convidados e como não tiveram presentes.

      Dos fatos: não teve divulgação, a participação dos trabalhadores foi mínima, sem nenhuma representatividade. Mas realizaram assim mesmo. Ocorreram denuncia.

      Deveria ocorre, uma pré conferencia, por segmentos, onde se debateria as propostas e escolheria os representantes dos segmentos para participarem da conferencia municipal, desta tirariam as proposta e delegados e encaminhariam para as conferencias regionais ou Macros. desta encaminhariam as propostas e elegeriam os delegados para a Estadual que mesma forma para a Nacional.  Como na cultura brasileira quem esta a frente das organizações, usam e abusam do puder, agem desleal:  para os amigos tudo e para os inimigos nada. Várias cidadãos do segmentos de usuários deixaram de ser convocados , para participarem das etapas. Contudo na conferencia Estadual apareceram de crachás de delegados. quem estava presente reclamou , mas os membros da comissão organizadora e o presidente do conselho estadual, falou publicamente, eu vou dar um jeitinho, conheço a todos , conheço quem trabalha vocês vão ficar como delegados. Ferindo O Regimento Interno da Conferencia que foi aprovado em plenária, e ferindo a legislação SUS. Mas foi a forma que o presidente do conselho estadual teve para não perder a amizade dos amigos…  Isso é Brasil. Fique de olho 2015 vai acontecer a Conferencia de Saúde, tem que ocorrer, nas esferas municipal ou regional, Estadual e Federal. Solicite as resoluções das conferencias anteriores, e que foi implementado, o que falta implementar qual será o prazo para o mesmo. E não permita manobras, tem representante de segmento que se acha doutor em conferencia, já participou de todas e não permite a sua participação por não gostar de você ou por querer controlar, e indicar quem deve ir. Não permita. Todo  e qualquer cidadão tem os mesmo direitos. Então participe, reivindique, reclame, sugira, solicite, indague.

um forte abraço. Nos encontraremos nas lutas…