ANÁLISE DA CARTILHA CLINICA AMPLIADA – MÓDULO VI

0 votos

CLINICA AMPLIADA

TUTORA: Ducy Farias.

A humanização das relações é algo que começou a ser discutido com mais militância, buscando fazer com que todos os imbricados no processo de saúde, busquem um significado maior para esta discussão, e que esta ocupe um lugar de grande importância pelos defensores do SUS, em todos os seus âmbitos: hospitalares, atenção básica, entre outros.
A humanização das relações e da assistência tem ocupado um espaço significativo nas discussões ligadas à saúde, agora em todos os seus espaços. Na busca de melhorar a qualidade de saúde no Brasil, foi então desenvolvido o HumanizaSUS, para integrar e humanizar o atendimento, atendendo as prioridades e apostando na eficácia do sistema de saúde do Brasil, o SUS.
A Política Nacional de Humanização (PNH), assim como a Constituição Federal Brasileiria, prima por uma saúde que seja um direito de todos e dever do Estado e valoriza as diferenças de cada individuo. Dessa forma, dar enfoque a autonomia e o protagonismo dos sujeitos e a cor–responsabilidade entre eles. É necessário que se crie nos espaços de saúde, vínculos solidários, a participação coletiva no processo de gestão e que não haja a dissociabilidade entre atenção e gestão,  Produzir saúde é comprometer-se com as dimensões de prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar, promover, enfim, de produzir saúde (CARTILHA PNH – BRASIL, 2004).
Para que se possa colocar em prática as tão esperadas mudanças na humanização, nada é mais valiosos que a elaboração das cartilhas da PNH, com todas suas diretrizes e não sejam engavetadas, mas sim disseminadas.
É importante que no SUS se valorize o contexto dos indivíduos, independente de sexo, raça, a que família pertença. Pois é fato que hoje as famílias estão se construindo de formas diversas e esta diversidade precisa ser respeitada e cuidada.

Podemos dizer que a clínica ampliada, segundo a (PNH – BRASIL, 2004), é:
• Um COMPROMISSO radical com o sujeito doente;
• Assumir a RESPONSABILIDADE sobre os usuários dos serviços de saúde
• Buscar ajuda em outros setores, ao que se dá nome de INTERSETORIALIDADE;
• RECONHECER OS LIMITES DOS CONHECIMENTOS dos profissionais de saúde e das TECNOLOGIAS por eles empregadas e buscar outros conhecimentos em diferentes setores
• Assumir um compromisso ÉTICO profundo.

A Clínica Ampliada propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viverem outras coisas na sua vida.

¤ Escuta ¤ Vínculo e afeto ¤ Muito Ajuda Quem Não Atrapalha Consciência