CAFÉ FILOSÓFICO Medicalização fora de controle – vivemos uma epidemia de transtornos mentais?

12 votos

Com a curadoria de Mário Eduardo Costa Pereira, psiquiatra e psicanalista da UNICAMP, será realizada um série sobre a Medicalização do Socius, no Café Filosófico, com o seguinte argumento:

“Em nossa concepção contemporânea os chamados 'transtornos mentais' funcionariam como entidades naturais, absolutamente autônomas em relação a historia do sujeito, a seus conflitos, à cultura, às relações de poder e às tradições simbólicas e culturais. Nesse sentido, o diagnóstico tem uma incidência moral maior e, de certa forma, profundamente tranquilizadora: o sujeito e a sociedade passam a ser vitimas passivas de um mal objetivo e exterior que lhes acomete, representado pelo transtorno mental. Ninguém estaria implicado na posição de sujeito do próprio sofrimento. […]

Mas justamente a imensa proliferação atual de 'transtornos mentais' como a insônia, o alcoolismo, a drogadicção, a ansiedade, os transtornos alimentares, a falta de atenção e mesmo a depressão não deveria por si só interrogar de maneira radical tanto a sociedade atual, tanto quanto os sujeitos que dela participam?”

08/08 Café Filosófico CPFL ao vivo: O que é transtorno mental?Com Mário Eduardo Costa Pereira.

15/08 Café Filosófico CPFL ao vivo: Um panorama da medicalização na infância, Com Rossano Cabral Lima

22/08 Café Filosófico CPFL ao vivo: Origens da Medicalização da Saúde, Com Naomar Almeida Filho

29/08 Café Filosófico CPFL ao vivo: TDAH: Diagnóstico Positivamente Falso ou Falsamente Positivo? Com Fernando Ramos

link do Café Filosófico: https://www.cpflcultura.com.br/wp/programacao/page/5/

Horário – 19h