Projeto Grupo de Pais da UTI Neonatal do HRSP será apresentado durante Congresso de Humanização em Curitiba

12 votos

Projeto que objetiva terapia com pais de bebês prematuros ganhou destaque entre 120 projetos Brasileiros e será apresentado durante Congresso que acontece na próxima semana no Paraná

O Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê terá um momento de destaque durante o V Congresso de Humanização e IV Jornada Interdisciplinar de Humanização, que acontece entre os dias quatro a seis de Agosto em Curitiba, no Paraná. Durante o evento, o HRSP irá apresentar o Projeto Grupo de Pais da UTI Neonatal, que foi selecionado entre os mais de 120 projetos de humanização inscritos por hospitais, santas casas e demais instituições de saúde de todo o Brasil.

De acordo com a autora do projeto, Psicóloga, Janaina Antonello, será um momento muito especial para o HRSP, poder apresentar mais um projeto de humanização realizado na instituição e que vem mostrando resultados positivos, aos demais hospitais.      O projeto tem o objetivo principal de realizar terapia de grupo com os pais dos bebês neonatos, internados na UTI Neonatal da instituição e através das terapias, promover o atendimento psicológico e auxiliar no atendimento humanizado aos pais e bebês. “Este projeto foi pensando para promover um acolhimento destas mães, que por vezes ficam meses fora de casa, longe de suas famílias, e passando pela crítica situação de ter um filho precisando de cuidados intensivos. Então pensei neste grupo como forma de acolhê-las, prestar um melhor atendimento e acompanhamento destas mães, bem como criar uma rede de apoio, em que as mesmas pudessem se apoiar, conversar e trocar experiências, já que estão todas passando pela mesma dificuldade ”, comenta.   

A Xanxerense Maria de Lourdes Lopes, mãe do bebê Vitor Lopes Tomazi permaneceu com o filho na UTI Neonatal por dois meses e participou de encontros do grupo de pais. Ela conta que o suporte das psicólogas foi fundamental durante o período que ficou com o filho internado na UTI. “Meu filho nasceu prematuro e precisou ficar internado por dois meses na UTI Neonatal do HRSP. Durante este período eu participei de vários encontros do Grupo de Pais e neles encontrei além da ajuda, outros pais que assim como eu, também estavam com os filhos internados na UTI Neonatal, isso fez com que eu me acalmasse e me ajudou muito a ficar mais tranquila e a passar mais calma ao meu bebê, pois estava nervosa e angustiada. O auxílio das psicólogas e a conversa com outras mães fizeram toda a diferença neste período”, comenta Maria.   

Os encontros do Grupo de Pais da UTI Neonatal acontecem uma vez por semana no Hospital Regional São Paulo e é realizado pelas Psicólogas Janaina Antonello e Adrieze Jamile da Rosa e participam do mesmo, os pais que tem seus filhos internados na UTI Neonatal do HRSP. O Congresso de Humanização que acontece na próxima semana terá a participação de congressista de todo o Brasil, onde serão realizados cursos, debates e ainda apresentação de projetos de Humanização que se destacam em todo o país.

Jornalista Meriana C. Peri – Ascom HRSP

psicologas_janaina_e_adrieze_e_dona_maria_que_foi_uma_das_mae_atendidas_no_grupo.jpg