PNH no Congresso Nacional do SAMU 192

13 votos

ana_rita_samu.jpg

 

“ A Política Nacional de Humanização pode apoiar os gestores do SAMU nos estados e municípios, a partir de suas diretrizes que ajudam os trabalhadores, como a gestão compartilhada e as rodas de conversa nos serviços”.

Esta fala é  da   pesquisadora e apoiadora da PNH em Minas Gerais Ana Rita Trajano, durante mesa de debate com cinco diferentes coordenadores e trabalhadores do SAMU, no encerramento do Congresso Nacional do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192.

Os participantes do debate foram convidados a falar sobre suas experiências para superar desafios na promoção da saúde do profissional do SAMU, a partir de temas como o envelhecimento, atividade física,  alimentação e descanso, ambiente de trabalho e trabalho em equipe, entre outros.

Dentre as principais queixas estão relatos sobre o descuido dos trabalhadores com a sua própria saúde. “Os ‘samuzeiros’,  na vontade de cuidar do outro, esquecem de si, esquecem do esforço extra no joelho, da coluna, e se sobrecarregam muito com os trancos da ambulância no transporte”, afirmou o  a coordenadora do SAMU de São Caetano do Sul – SP, Junia Sueoca.

“A rede de saúde precisa apoiar o SAMU e entender seus desafios específicos. Temos muitas limitações em alguns lugares, sem equipamento adequado, nem sempre se consegue atender ao chamado e isso causa um sofrimento grande nos trabalhadores”, afirmou o médico do SAMU regional de Embu das Artes, Antônio Aminaru.

Em sua fala, a apoiadora da PNH afirmou que é importante criar espaços onde o trabalhador possa falar, e propor melhorias para o trabalho, e questionou aos gestores se eles estariam dispostos à cogestão. Além disso, falou sobre o método de  formação – intervenção da PNH, que auxilia o trabalhador a se sentir parte efetivamente de um coletivo de trabalhadores, propondo junto iniciativas para mudar a realidade e aquilo que não está bom no trabalho. “ Uma aposta da PNH está no incentivo a rodas de conversa, como espaço garantido de trocas”, afirmou.

O Encontro Nacional de Trabalhadores do SAMU 192 foi realizado de 28 a 31 de julho, pelo  Ministério da Saúde em Brasília – DF  e reuniu  trabalhadores e gestores do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192 de todo o país.