CLINICA AMPLIADA

0 votos

  Conforme o texto da cartilha Clínica Ampliada e Compartilhada, que inicia-se com uma pergunta. Por que precisamos de Clínica Ampliada, que analisa dois aspectos que achamos importantes para responder a esta pergunta. enfocando os três grandes: O biomédico, o social e o psicológico, valorizando em cada um mais tipos de problemas e tipos de soluções> as vezes de forma excludentes. Também há relatos que  proposta Clinica Ampliada busca construir em rede a articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas reconhecendo que em um dado momento a situação singular.

Cita que no plano hospitalar, o paciente fica mais fragilizado devido a ausência do ambiente familiar atentando ainda mais a doença, esse usuario precisa de um atendimento ainda maior da equipe médica. Que deve trabalhar com diferentes enfoques em equipe compartilhando saberes e mediando os conflitos. Estudando analisando “cada caso é um caso”.

Os cincos eixos fundamentais citados que engloba a proposta de Clinica Ampliada.

I-Compreensão ampliado do processo saúde-doença onde pode-se enxergar vários aspectos diferentes: de patologias orgânicas, correlações de forças na sociedade (econômicas, culturais, étnicas e a situação efetiva. Elaborando uma pesquisa de sua situação real do estuda da saúde. 

II- Construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas. Onde o reconhecimento da necessidade de compartilhar os diagnósticos de problemas e propostas soluções. Compartilhando com o usuário uma atenção pontual e individual no processo saúde-doença.    

III- Ampliação do objeto de trabalho. Infocando o objeto de ação da equipe profissional de saúde no usuário ou grupos de usuários.

IV- A transformação dos “meios” ou instrumentos de trabalho. a capacidade de escuta do outro e de mesmo a capacidade de escutar o outro e de si mesmo , a capacidade de lidar com condutas automatizadas de forma críticas, de lidar com a expressão de problemas sociais e subjetivas com a família e com a comunidades.

V- Suporte para os profissionais de saúde. Nesse eixo relata que a Clinica Ampliada como objeto de trabalho reduzido, acaba tendo uma função protetora, porque permite ao profissional não ouvir uma pessoa ou um coletivo em sofrimento e assim não lidar com a própria dor ou medo que o trabalho em saúde pode trazer.

Enfim a Clinica Ampliada exige dos profissionais de saúde, um exame permanente dos próprios valores e dos valores em jogo da sociedade, realizar uma intervenção tendo como sujeitos de ação, sendo o profissional de saúde o apoiador matrical em coprodução, e possibilitar a troca de saberes e de práticas em ato, gerando experiências para ambos os profissionais envolvidos.