Política Nacional de Humanização investe em mídia tática

17 votos

formacao_tvt_julho.jpg

No dia 29 de julho, onze apoiadores da Política Nacional de Humanização participaram de Oficina de Mídia Tática  com pesquisadores do Laboratório de Inteligência Coletiva e profissionais da Tv dos Trabalhadores (TVT). O objetivo da Oficina é  ampliar a capacidade, percepção e sensibilidade  da PNH a respeito das possibilidades de registro, documentação, divulgação de suas ações e de experiências desenvolvidas no SUS.

O grupo conheceu a história da TVT, que surgiu a partir da luta dos trabalhadores do ABC paulista pela democratização da comunicação e o direito de retratar  outras versões e fatos muitas vezes ignorados pela grande mídia.

O diretor da Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, que mantém a TVT,  Valter Sanches, afirmou que a rede tem como objetivo comunicar não só aos sindicalistas. “Temos que contribuir para a formação de um pólo alternativo de comunicação, oferecendo conteúdos informativos de qualidade e mais possibilidades de radiodifusão”, afirmou.

Durante a Oficina, os participantes foram convidados a produzir, em grupos,  um vídeo de um minuto sobre o que é a humanização. O  professor da PUC-SP Rogério da Costa resgatou a história das teorias da comunicação e o agenciamento coletivo de informações e redes sociais. O cineasta Max Alvim apresentou noções de enquadramento, áudio e como coletar depoimentos e pensar animações de forma não linear. Também foi destacada a importância de se levar os conteúdos sobre saúde  para as diferentes redes sociais . Ao final, o grupo pode visitar os estúdios da TVT.

Esta iniciativa é parte das novas estratégias de comunicação da Política Nacional de Humanização, que ao longo de 2014 investe em 12 programas de tv, 52 programas de rádio e produção de 96 pautas sobre humanização, para distribuição na imprensa.

A TVT é  a primeira emissora de televisão outorgada a um sindicato de trabalhadores. Entrou no ar no dia 23 de agosto de 2010 e é parte de um grande esforço de comunicação da Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho – entidade educativa e cultural, sem fins lucrativos, criada e mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Diadema.