Política de Humanização é apresentada para acadêmicos de Psicologia

10 votos

Wagner Costa, assessor de Humanização da Sesau, falou aos acadêmicos de Psicologia

A Assessoria de Humanização, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), participou do encerramento da segunda Jornada de Psicologia, do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), esclarecendo acadêmicos de Psicologia sobre a Política Nacional de Humanização do SUS.

_____ O objetivo do encontro, que aconteceu no último fim de semana, era criar um momento de discussão, com a temática “Psicologia no Todo”, onde os acadêmicos pudessem entender a importância desta profissão nas equipes multiprofissionais da unidade, percebendo em quais momentos os psicólogos estão inseridos.

_____ A Política Nacional de Humanização (PNH) teve destaque no evento, por meio de palestra ministrada pelo assessor de Humanização da Sesau, Wagner Costa. Depois de esclarecer os objetivos e algumas diretrizes da PNH, os futuros profissionais puderam tirar dúvidas e fazer comentários sobre o tema.

_____ Na ocasião, Wagner Costa ressaltou a importância de os psicólogos serem uma categoria comprometida em melhorar o atendimento ao paciente, dedicando a devida atenção a cada um, mas principalmente em serem ativos, dando contribuições para a evolução do Sistema Único de Saúde (SUS).

_____ “Humanização não se trata de humanizar simplesmente os hospitais, seus servidores e atendimento, é preciso que cada um de nós esteja emprenhado em ser útil e humanizarmos a nós mesmos, primeiramente”, comentou.

_____ Para a acadêmica Kênia Martins, do sexto semestre de Psicologia da Faculdade Cathedral, a palestra esclareceu pontos interessantes, principalmente ajudando para que os acadêmicos entendessem como podem trabalhar na área da Saúde.

_____ “O evento inteiro foi importante para que diminuíssemos nosso medo do mercado de trabalho e nos sentíssemos mais seguros, sabendo como atuar em todas as áreas da Saúde. A Humanização, em especial, parece ser um ponto que precisa também da sensibilidade dos psicólogos”, disse.