MÓDULO VII

0 votos

ANÁLISE DA CARTILHA ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA
TUTORA: DUCY FARIAS

A Política Nacional de Humanização (PNH) que visa à humanização das redes do SUS, e vem reforçar que os princípios do sistema, venham a ser efetivados.
A Política Nacional de Humanização se fundamenta em algumas diretrizes, aqui está sendo analisada a diretriz acolhimento com avaliação e classificação de risco como uma ferramenta para melhorar os atendimentos de urgência.
O Ministério se engajou nesta luta, pela certeza de que esta pode ser a possibilidade da melhoria no atendimento aos usuários do SUS, e que não deve ficar limitado apenas aos hospitais, urgências e emergências, mas se proliferar na atenção básica. Dessa forma o Ministério da Saúde propôs criar o curso de Apoiadores da Política de Humanização, como também o feito da elaboração das cartilhas de suas diretrizes, para que sua disseminação traga o retorno desejado.
O acolhimento tem como objetivo maior reafirmar as políticas do humaniza SUS, e tem seu sentido completo se for entendido como parte do processo de produção de saúde.
Entende-se por acolhimento, de forma sucinta, o ato ou efeito de acolher e acolher significa segundo Ferreira (1975, apud MS, 2012) “dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir”, o que é uma atitude de incluir.
Neste sentido vale discutir que alguns avanços foram importantes no SUS, porém sabe-se que há um grande desafio, que é um encontro corresponsabilizado entre usuários, profissionais e gestores, no sentido de executar uma diretriz de maior relevância desta política: o acolhimento. Pois, não é utopia pensar, que acolher é apenas, sorrir, dar um bom dia; o que não se exclui das atitudes desta diretriz, porém vai mais além, exige-se posturas  ética, política e estética.
O acolhimento se dimensiona por vários aspectos, desde o material, físico, como se externaliza de forma subjetiva, pois acolher é uma atitude empática. Talvez alguns valores possam ser trabalhados na hora de se fazer o acolhimento – Empatia, Alteridade.
O acolhimento com classificação de risco deve ser compreendido, como um  instrumento que serve para vários fatores, como organização da fila de espera, priorizar o atendimento de acordo com grau de gravidade e não por ordem de chegada. Dessa forma, pode garantir um atendimento rápido, nas situações de maiores necessidades  e melhorar também as condições de trabalho, nas urgência, emergências e também em atenção básica.
Pois, acredito que, quando se discuta PNH, os espaços que produzem saúde, não devem ser visto de forma dissociada, talvez diferenciada sim, por conta dos níveis de atenção.