PNH ganha reforço administrativo para melhoria do SUS

16 votos

nair_1_0_0.jpg

Nair Roberta Paulino, é a mais nova servidora pública da Política Nacional de Humanização no Ministério da Saúde (PNH/MS). Formada em Administração pela Faculdade Anhanguera, tem 26 anos,  e é de Diamantina-MG.

Antes de entrar para o serviço público, Nair atuou no Disque Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e lidava diretamente com o atendimento da população. O serviço trabalha com a proteção de crianças e adolescentes que foram vítimas de  violência sexual. O canal permite avaliar e conhecer melhor a situação da violência no Brasil, além de ser um meio direto entre a sociedade civil e o poder público. Recentemente, o Disque 100 foi ampliado e passou a atender também denúncias de violações contra toda a população e, especialmente, aos grupos sociais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência e população LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

“No Disque 100 pude conhecer mais sobre os Direitos Humanos. O interessante é que os usuários do serviço traziam informações que ajudavam na solução dos problemas. Era um trabalho conjunto e satisfatório já que ajudávamos na diminuição de riscos para essas populações. Lidar com o ser humano é algo que me fascina,’’ conta.

Para fazer parte do MS, Nair concorreu a uma das 172 vagas de nível superior em administração,  no concurso público realizado no ano passado, e dentre os assuntos exigidos na prova, a Humanização do SUS entrou como tema da redação. “A PNH estava no conteúdo programático do concurso, então comecei a estudar o tema pela Rede HumanizaSUS. Tive facilidade em encontrar informações graças à ampla  divulgação  na mídia por conta dos 10 anos da PNH,” afirma.

Além da redação, as diretrizes e dispositivos da Humanização, como a Gestão Participativa e Cogestão também fizeram parte da prova. A jovem aponta os pré-requisitos para ser uma boa administradora da política pública:  “Devemos colocar o ser humano como centro, mesmo que nosso trabalho seja visto como meramente burocrático. Minha meta é facilitar o planejamento da PNH, organizar as informações e encaminhar as melhorias.”

Na chegada no MS, Nair foi recebida pelo núcleo técnico  da PNH, e participou também de um curso de formação para novos servidores do  MS , quando  pode saber mais sobre os direitos e deveres como trabalhadora do SUS.“O que mais me chamou atenção foi a Gestão Participativa aqui na PNH, para quem é novo,  isso dá uma ideia de que realmente funciona, pois é algo que começa aqui dentro,’’ salienta.

A princípio, a maior contribuição da administradora será resolver de forma mais prática as questões técnico-burocráticas da PNH, tais como: a gestão de contratos, a avaliação dos termos de cooperação, o controle de documentos e despesas, entre outras.“Fiz administração pelas boas chances de entrada no mercado, sempre me identifiquei com tarefas organizacionais, mas, acredito na proatividade dentro das organizações. O administrador tem que ser visionário, trabalhar na solução de problemas e ter conhecimento das legislações,” pontua.

Sobre o futuro, Paulino diz ter muito a fazer. “Quero seguir a carreira no serviço público. Me aperfeiçoar na área administrativa, e me tornar uma gestora pública. Quero facilitar o desenvolvimento das diretrizes fortalecendo a humanização e fazendo com que ela chegue aos usuários do SUS.” Nair é usuária do SUS e enxerga os tramites burocráticos como um desafio, para ela, a institucionalidade que a PNH já possui contribui para que essa nuvem desapareça.

Nair acredita no SUS que dá certo.

nair_nt_0.jpg

Parte da equipe do Núcleo Técnico da PNH recepciona a nova servidora.